Call of Duty: Black Ops

Treyarch faz bonito, mas não consegue inovar

Call of Duty: Black Ops Analise: Call of Duty: Black Ops

FIFA 11

Muita comparação e pouca superação

Analise: FIFA 11 Analise: FIFA 11

Need for Speed: Hot Pursuit

Need For Speed: Hot Pursuit praticamente repete o jogo, mas não o sucesso

Analise: Need for Speed: Hot Pursuit Titulo da Imagem

Analise: Fear 2- PC




Gênero: FPS/Terror


Distribuidora:  Monolith

Desenvolvedora: Warner Bros. Interactive Entertainment

Tempo para viciar: Cerca de 20 minutos

Plataformas: PC/X360/PS3

Lançamento: 10 de fevereiro de 2009

O jogo possui modo online


O jogo é capaz de agradar jogadores de terror e jogadores que são fãs de FPS












Prós 


Os efeitos sonoros e a jogabilidade somado com o efeito "bullet time" se destacam entre os outros pontos, os reflexos também são um aperitivo a mais para o game



 Contras


O gráfico poderia ser melhor visto ao que temos hoje como "padrão". E também, o game não consegue repetir a bela façanha de seu antecessor. Alguns bugs também incomodam bastante, principalmente, nos corpos.




Alma está de volta...

Depois do sucesso alcançado em 2005 e logo após também 2 expansões, é lançado "FEAR 2". FEAR 2 tenta trazer a mesma mecânica de seu antecessor, muita ação e um terror inexplorável por outros jogos. O jogo sim, conseguiu surpreender bastante, porem, alguns itens já ficaram "repetidos" para nossos padrões.

 E que venha FEAR 2...



É inegável que FEAR tenha feito um enorme sucesso em 2005, revolucionou o terror, trazendo um terror totalmente diferente de outras séries comuns no mercado, como Resident Evil e o Silent Hill. Nesta segunda versão do game, você é colocado como Michael Beckett, que é um agente da Delta Force, apesar do novo personagem, o efeito "bullet time" ou "camera lenta" esta presente. Não de uma forma "sobrenatural" como é colocado no primeiro jogo, e sim, num ato cirúrgico no começo da aventura.

É neste ambiente que você é colocado, logo no começo da trama, coisas muitos anormais acontece [como uma explosão nuclear] e o jogo rola basicamente em procurar membros da equipe, matar, tomar sustos, e continuar jogando...

O Efeito de câmera lenta é um efeito que já virou padrão na série, como já dito acima, o mesmo foi inserido no personagem por uma intervenção cirúrgica, porem, não exige em momento nenhum que o jogador usufrua dela... Cabe ao jogador se irá ou não usar o efeito, que com certeza, é essencial pra uma jogada mais tranquila, já que ajuda ao jogador a ter uma mira mais precisa






 O que deu errado? 

Obviamente, é notável que  a primeira versão de FEAR foi bem mais conceituada do que a primeira, a questão mais visível é, por que?

Inicialmente, podemos notar algo nos gráficos do jogo, não que ficaram mau, mas para nossos padrões atuais, o gráfico está abaixo das normas. Hoje, vemos jogos esbanjar do gráfico, jogos novos como "Mirror's Edge", como também um game de 2007 "Half Life episode two" aproveitar os gráficos até ao extremo, e logo em seguida, vemos FEAR 2 em 2008 não aproveitar de algo que com certeza pra muitas pessoas, julga-se o jogo.

Não que o gráfico tenha sido um fracasso total, porem, era pra ter sido melhor trabalhado, vendo que games mais antigos conseguem um gráfico melhor.


 Alma está de volta... ? 

Um personagem que o jogador aprendeu a temer foi "alma", a personagem mais temida da série, responsável por matar vários personagens do jogo, e de também, tentar matar o jogador... Porem, onde FEAR conseguia surpreender de uma forma diferente, não conseguiram nesta versão do game.

Não é todo jogo que consegue renovar o fôlego da franquia a cada lançamento, tal ação muita das vezes são até difíceis de fazer, como podemos ver "Half Life", que foi intitulado o melhor jogo do ano, e logo após, seu sucessor, Half Life 2, também foi intitulado jogo do ano, não é sempre que vemos proezas assim no mundo do games, e infelizmente, FEAR 2 também não é uma delas. Não podemos negar e dizer que o jogo não está assustador, sim, está, mas, não tanto como deveria, não tanto como esperávamos... Podemos dizer que o terror do game caiu na "mesmice", foi um item que não conseguiram renovar e dar um novo fôlego.



 Pular da cadeira? Talvez... 

Mesmo o gráfico não ficando como era esperado, e o terror ter ficado meio "corriqueiro", mesmo assim, FEAR 2 surpreende. Algo bastante notável no jogo é o efeito sonoro. O mesmo está muito bem reproduzido, no som das armas, nos vultos que o personagem vê frequentemente durante o jogo, realmente está "visivelmente" bom.

O terror a principio para o jogador já acostumado pode não ser de se surpeender, mas se o gamer nunca jogou os games anteriores da franquia, com certeza vai ser intimidado por Alma; Uma das cenas marcantes neste quesito, é uma em que você está numa escola, ao passar por um determinado local, os armarios de lata começam a cair, entornar, e um vento vindo de frente realmente assustam, somado as "almas" que se vê perambulando pela escola e te atacando, realmente deixam o jogador pensante antes de dar o proximo passo.

 Somado a isso, em muitos pontos de toda a partida, uma companheira inseparável” de missão - uma lanterna- começa a falhar, quando o jogador é submetido a um ambiente hostil carregado de espíritos e almas, realmente, algo muito interessante pra se ver e se jogar. Se você não conhece nenhum jogo da franquia, FEAR 2 pode ser um bom começo de vários sustos;



Falando da jogabilidade, não teve inovações por aqui. Para quem não conhece, o Bullet Time é bem interessante, porem, para quem já jogou as primeiras versões, já estará acostumado e não terá muitas novidades aqui. A única que podemos comentar, é o fato do jogador ter uma certa interação com o ambiente, poder por exemplo, se proteger, ficando atrás de uma mesa. Porem, tal ação acaba nem sendo usada, o jogador prefere sentar bala nos inimigos sem nenhuma restrição ou proteção.







 Onde escorregaram feio... 

Hoje em dia, colocar a realidade nos minimos detalhes em um jogo é algo bastante chamativo... Um dos "minimos" detalhes estão presente nos corpos dos inimigos depois que os mesmos são mortos pelo jogador. Neste quesito, FEAR 2 não convenceu;

Não é muito incomum o jogador matar varios inimigos numa sala, e contemplar corpos parados no ar, ou presos em parede, ou muito pressionados sobre o chão. Poderia ser uma falha na textura do jogo, até o momento em que o jogador resolve atirar no tal corpo que está "flutuando" no ar, e, ver o mesmo caindo... É ridiculo, você ter que atirar no inimigo de novo depois de te-lo matado para o mesmo cair... Talvez, o brilhantismo nos corpos vistos em GTA IV tenha faltado aqui.

Violência bem reproduzida... 

Tirando o problema acima, os corpos servem como uma adição de terror, mesmo após mortos... A violencia aqui é bem presente, dependendo, é possível multilar corpos, arrancando braços e pernas, conforme os tiros vão saindo e pegando em determinadas partes. Ver sangue jogando, membros espalhados, paredes sujas, podem ser bastante assustadoras... 


Algo interessante no jogo também fica por conta da forma com que o jogador vê as coisas... Você meio que tem uma visão como se estivesse com um capacete [item que você realmente tem], co contrario de jogos como "Crysis", "Time shift" que você usa um traje especial porem tem a visão normal e limpa, FEAR 2 deixa você com a visão entre uma viseira, realmente interessante, e caio muito bem ao jogo:





 Considerações finais

Bem, não podemos negar que é um excelente jogo, com certeza, da pra jogar várias horas o mesmo... Apesar de ter um clima de "terror repetido", o jogo em muitas partes, com a ação frenética, inimigos rapidos, fazem você ter vontade de seguir com a campanha... Você não encontrará nenhuma novidade alarmante, mas, encontrará um belo game...

Clique para ampliar:










Nenhum comentário:

Postar um comentário