Call of Duty: Black Ops

Treyarch faz bonito, mas não consegue inovar

Call of Duty: Black Ops Analise: Call of Duty: Black Ops

FIFA 11

Muita comparação e pouca superação

Analise: FIFA 11 Analise: FIFA 11

Need for Speed: Hot Pursuit

Need For Speed: Hot Pursuit praticamente repete o jogo, mas não o sucesso

Analise: Need for Speed: Hot Pursuit Titulo da Imagem

Analise: Fallout 3 - PC


Genero: RPS [FPS+RPG]


Desenvolvedora: Bathesda Software


Distribuidora: Bathesda Software


Modo online: Não


Tempo para vicio: 30 minutos


Lançamento: 28 de outubro de 2008


Plataformas: PC/X360/PS3



 Você não pode morrer sem jogar Fallout 3











Tudo começou em 1997, quando a Interplay lançou o primeiro Fallout para computadores. O jogo foi muito bem aceito, um jogo que fazia bem a sua epoca, a mesma, lançou a sequencia - Fallout 2- porem, parou por ai. Após ser cancelado pela sua antiga fabricante, Fallout acabou sendo abraçado pela Bathesda, que cerca de 10 anos depois. Lançou a terceira versão do jogo. 

Fallout 3 se passa anos após uma guerra nuclear que abalou a humanidade, matando milhões de civis inocentes. A partir de então, os Estados Unidos - onde o jogo se passa - passou a ser terra de ninguém, terra cheia de radiação. Agua e comida são escassos para quem vive do lado de fora, que na verdade, deixaram de ser humanos, muitos quase humanos se drogam e outros, já perderam seus traços humanos e se tornaram verdadeiros brutamontes. 


Para proteger a humanidade, foram criadas Vaults, que nada mais são do que uma "estação" anti-nuclear. Que protege os humanos que lá vivem de todos os perigos externos, tanto de radiação, quanto das criaturas que lá em cima vivem. Então, é lá que você nasce - literalmente- e cresce, até que após alguns imprevistos, se vê com uma unica saida: Explorar o mundo lá fora. Então, se prepare, pois a partir do momento que você deixa sua "vidinha" monótona, uma outra que talvez você jamais acreditasse que fosse tão cruel vai prevalecer durante toda sua campanha no jogo.




Aprovado
O que nos espantou


Apresentação:


A apresentação de Fallout 3 é uma das melhores que tive o prazer de analisar. Ao contrario de muitos jogos que tem itens RPG, na qual seu personagem é configurado após a fase adulta, aqui você já se depara com seu personagem nascendo. Os eventos que ocorrem a seguir para que você deixe seu personagem da forma que você deseja são simplesmente fantasticas. Cada elemento estão lá por uma razão e não simplesmente para lhe dar o controle, com certeza, uma das melhores apresentações no mundo dos games.




Mundo desafiador 



Com certeza para infrentar as advercidades do mundo a fora, você precisa de toda ajuda possivel. Você logo recebe o Pip-boy 3000, por ele você pode monitorar tudo no jogo. Como ver seu status fisico, gerenciar seus equipamentos, seus kits médicos, como também os trajes que você "adquiri" pelo caminho. Nele, você também pode checar a missão que está em curso no momento, e se possível, até alterar a missão ativa para que um cursor no mapa de indique o caminho, e claro, tem também um mapa. 


No jogo, você tem diversos tipos de armas, que cada uma tem um certo dano maior com certos inimigos, então, saber usar as armas em Fallout 3 é algo essencial para continuar vivo. E as armas? Das mais variadas, armas leves, como pistolas e sub-metralhadoras, como armas mais pesadas, como lança foguetes e a famosa minigun. Você também pode construir algumas armas que você não encontra com facilidade por ai, como a "lança tudo". Basta você procurar alguém que tenha os itens, e pronto, claro, desde que você tenha a bancada de construção e o manual. Alem das armas de fogo, Fallout conta também com armas mais discretas - mas não menos eficientes -, como tacos de golfe e marretas, muito destrutivo em alguns casos


Algo muito interessante nos inimigos é, que sempre os mesmos estão trajando algo "especial", que oferece bastante resistencia, ao mata-los, você pode muito bem pegar esses itens e utiliza-los, com fim de aumentar sua proteção...



Tudo o que você faz... 




Você vai pagar! Sim, praticamente tudo o que você faz em Fallout 3 é descontado depois. Por exemplo, existe o "karma", que nada mais é do que o resumo de seus feitos no jogo. Se você for um jogador bom, que ajudam os que precisam, acabam com ameaças que pretendem acabar com uma cidade, não rouba, não mata inocentes, você ficará com Karma bom, isso quer dizer que será bem aceito onde chegar, os cidadãos ficarão orgulhosos de ter você como visitante e até te darão presentes, como também, fará amigos. Amigos esses que irão te ajudar somente por você ser uma boa alma, algumas vezes, sem querer nada em troca, alem da sua compania...

Agora se você rouba, mata pessoas inocentes e faz tudo de ruim você ficará mau conhecido. As pessoas poderão ter medo de você e outras, podem querer até te matar por ser tão ruim. Cabe somente a você fazer tal escolha, se deseja ser uma boa alma que traga esperança, ou mais um que só serve pra atormentar todos os seres necessitados. Vale lembrar que matar inimigos infectados não interfere no Karma. 


Cada escolha, alem das diferenças citadas, trás outros premios e amigos. Cada "estagio" do Karma tem amigos diferentes. Vale lembrar que você pode ter karma neutro, o que é nada mais nada menos de que não ser um santo e também não ser um atentado.  Numa cidade, lhe oferecido uma proposta para desarmar um item numa cidade, e logo, lhe é apresentada uma contra-proposta, muito mais valiosa porem, envolvendo inocentes, o que você fará, determinará seu Karma. 




Vats e pontos de habilidade... 



É algo bem interessante que também está presente no titulo. Nada mais é do que uma pausa na ação ininterrupta para pegar o inimigo de jeito. Já que o jogo da uma pequena pausa pra você mirar com precisão, o resto, é feito automaticamente. No decorrer do jogo, da mesma forma com que você pode aumentar seus pontos em dialogo, em armas e afins, você também pode melhorar seus pontos em no Vats, já que em alguns "extras", você pode alterar nitidamente a precisão dos tiros, o que claramente, melhora a eficacia e o dano. 


O jogo muda muito de uma partida para outra, tanto pelas habilidades quanto pelo seu karma. Os dialogos são alterados, e com eles, também é alterado a forma de conseguir as coisas. Por exemplo, em uma deteminada missão, que você tem que entrar em uma cidade, dependendo de suas escolhas, você pode somente na labia entrar na cidade ou, terá que fazer algo que agrade o prefeito, para ai sim, poder entrar.



Violencia em massa



A violencia de Fallout também é um pouco explicita. Principalmente no combate com armas brancas - tacos de madeira, marretas e afins - você pode notar a violencia de forma mais visível, então, não se assuste se ver uma cabeça rolando escada abaixo, provavelmente foi você, que acertou uma cacetada nas orelhas de um inimigo ou um head shot perfeito. Acertando o inimigo nas pernas, vai dificultar para o infeliz fugir, como se acertar nos braços, vai complicar pra ele atirar. Isso vale pra você também, que se for atingindo bastante na cabeça, sentirá dores fortes, o que atrapalha muito, se você não tratar imediatamente, já que um zunido forte e agudo e um brilho forte não ajudará muito na luta contra os Raiders ou contra os mutantes. 


Com a definição gráfica que o jogo tem, ajuda e muito na proliferação da violencia. Já que apesar de bugs consideráveis na textura, o jogo faz bonito quanto ao gráfico, efeitos sonoros e fisica. 




Nada é para sempre 




Como tudo, nada é para sempre. Suas armas no decorrer do jogo irão quebrar, e se você não ter habilidade para conserta-las, terá que pedir a alguém que faça isso, claro, cobrando as tampinhas devidas - o dinheiro do jogo - . Muitas vezes não é barato, então, compensa muito o jogador "trocar" de armas regulamente, já que muitas vezes, os inimigos que você elimina, dispõem de armamentos mais fortes e muitas vezes em melhor estado. Mas vale comentar que é bom que o jogador aproveite tudo, ao invés de simplesmente largar o item, vai a dica de vender, já que é sempre bom você ter tampinhas extras, tanto para comprar medicamentos, quanto armas e munição ou o que for que você precisará. 






Reprovado!
O que nos desapontou


Muitos, Muitos Bugs


Infelizmente Fallout 3 dispõe de uma série de bugs, que vão de lags, travamentos, e até bug nas texturas. Por exemplo, algo que surpeendeu, foi numa determinada ponte que estava quebrada, havia uma grande rachadura no meio, que deixava visível o agua que estava abaixo da ponte, mesmo o jogador passando por aquele grande buraco, não havia nem ao menos um solavanco na caminhada. 


A taxa de quadros por segundo durante a analise também desapontou um pouco, já que ela era muito instável e mesmo com a instalação de patchs oficiais, o problema não foi resolvido. Sem contar que o jogo travava inesperadamente, o que pode irritar muito, principalmente se o jogador acabou de passar por uma zona um pouco mais desafiadora. 


A movimentação do personagem também parece bastante frágil. Em muitos momentos, jogar em primeira pessoa não era opção, e sim, "necessidade" para jogadores mais exigentes, já que durante a caminhada, o personagem parecia muitas vezes derrapar ao invés de andar, deixando bastante irreal toda a caminhada. 




Vale a pena?




Com certeza! Fallout 3 é um jogo que consegue chamar atenção tanto de adoradores de um bom RPG, como também jogadores que adoram FPS e tem curiosidade em outros estilos. Então, se você ainda não jogou Fallout 3, está atrasado, já que alem de um excelente enredo e jogabilidade, o jogo que pode ser finalizado não só uma vez, já que tudo pode mudar, se as ações do jogador forem diferentes. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário