Call of Duty: Black Ops

Treyarch faz bonito, mas não consegue inovar

Call of Duty: Black Ops Analise: Call of Duty: Black Ops

FIFA 11

Muita comparação e pouca superação

Analise: FIFA 11 Analise: FIFA 11

Need for Speed: Hot Pursuit

Need For Speed: Hot Pursuit praticamente repete o jogo, mas não o sucesso

Analise: Need for Speed: Hot Pursuit Titulo da Imagem

Analise: Call of Duty: Modern Warfare 2- PC







Genero: FPS



Distribuidora: Activison


Desenvolvedora: Infinity Ward


Tempo para vicio: 10 minutos


Plataformas: PC/X360/PS3


O jogo possui modo online 


Você não pode morrer sem jogar esse Game!


Um dos lançamentos mais esperados do ano finalmente chegou... 

Titulo criado pela Infinity Ward, mesma que fez muitos jogos da série "Medal of Honor" estreia o ano com um grande lançamento: Call of Duty: Modern Wardare 2. Tudo começou em 2003, quando tempos antes, a equipe fora liberada pela Electronic Arts, entrando instantaneamente na Activision. Logo em 2003, lançaram o primeiro de uma série que viria a bater todos os recordes. Após alguns anos, a equipe resolve sair da primeira guerra mundial e avançar para nosso tempo, de que estou falando? De um dos maiores lançamentos de 2007, Call of Duty Modern Warfare!

O Titulo multi-plataforma, vendeu mais de 14 milhões de cópias, graças a sua campanha multi-player e claro, a campanha single. Com tamanho sucesso, no ano seguinte veio a decepção, quando a empresa lançou a 5º versão da série, dizendo que retornaria para a segunda guerra mundial, porem, semanas depois vem o grande anuncio, uma continuação foi confirmada, e então, como ficou essa continuação?


Um marco na história dos games 

Logo após um marco alcançado por Modern Warfare [titulo considerado por muitos o melhor FPS já lançado], é novamente lançado a segunda versão, e pra surpresa de poucos, conseguiu se superar... Do contrario de muitos jogos, que só conseguem fazer sucesso em sua primeira versão...

Logo a principio, você é apresentado aos comandos basicos do jogo e lhe é dado uma arma, na qual pode praticar tiros, logo após a seção de tiros ao alvo, você já é apresentado a uma novidade no tiro ao alvo: A presença de civis - Sim, existem civis no jogo, claro, não estão presentes em todos os momentos e em todas as missões, mas em missões urbanas, estarão lá, fugindo e se escondendo de medo, já que não tem nada a ver com isso...




Obviamente, não é incomum eles estarem nos cantos entre o fogo cruzado, porem, você terá que ter atenção para não acerta-los, já que a morte de inocentes é totalmente erradicada no jogo, fazendo você ter que retornar ao checkpoint, como se estivesse morrido, então, nada de GTA no titulo da Infinity Ward, pelo menos, não nessa parte.


 Parte grafica reformulada... 

Apesar de não ter uma diferença incrível graficamente falando, o jogo conta sim, com belas diferenças neste quesito com respeito a seu antecessor, graficos agora mais claros, mais bem polidos, texturas bem definidas e mais reais. Em muitos momentos, em missões urbanas, você nota o capricho que a Infinity Ward deu ao game. Principalmente na missão do Rio de Janeiro, é capaz notar o imenso capricho até na parte de fundo do jogo, sendo possível ver o cristo redentor, muito bem desenhado e sempre aparecendo no alto da "favela", fantástico.


Novas experiencias... 

Nada melhor num FPS do que uma "saida" de tiroteio em massa correto? Pois é, Call of Duty: Modern Warfare 2 fez isso. Por exemplo, logo nas primeiras missões realizadas no gelo, o jogador é obrigado a subir uma montanha totalmente congelada, então você, "armado" de ganchos e trajado adequedamente, começa a escalar a montanha... Mas não, não pense que é automatico ou simples, se você não realizar certo os movimentos seu personagem simplesmente cai num precipicio, então, o jogador tem que ter atenção na hora das escaladas.

Ainda no gelo, num momento, você pegará um veiculo que anda na neve, e terá que realizar uma "fuga" em alta velocidade juntamente com seu companheiro e dezenas de inimigos te perseguindo, não há como negar, é simplesmente fantástico!
Outro momento excelente falando em inovações, ficam por conta do rapéu, em alguns momentos. Numa missão em especifico, o jogador desce uma montanha discretamente, e controlando a velocidade da descida, o jogador tem que ser discreto quanto aos barulhos, já que existem dois inimigos que você e seu capitão, tem que matar silenciosamente, incrível.



Uma grande polemica a vista...

Algo que gerou muita polemica, é uma missão na qual você se faz de terrorista, sendo "obrigado" a matar dezenas de inocentes a sangue frio. Nessa missão, seu grupo invade um local e realizam uma matança sem dó nem compaixão. Tal missão adiciona um sentimento diferente em jogos de FPS, já que matar inocentes, não é bem o foco de nenhum jogo, porem, como prometido pela desenvolvedora, essa missão pode ser saltada sem causar prejuizos no andamento do jogo ou qualquer objeção para seus objetivos, apesar de violenta e envolver questões morais, você pode escolher simplesmente não faze-la, já que o jogo alerta se você deseja ou não joga-la pelo menos duas vezes.


História comovente... 

Apesar de uma história relativamente simples, o jogo consegue prender o jogador a tal nivel de se emocionar com determinados fatos que obviamente, não citarei aqui. Porem, de uma forma incrível, o jogo consegue comover em muitos momentos - assim como o primeiro Modern Warfare - Então, se você é um jogador que realmente entra no mundo do jogo e vive um pouco do seu personagem, com certeza em muitos momentos ficará eufórico, triste e irritado com o ambiente que lhe é proporcionado... Apesar de ser relativamente curto [aproximadamente 5 horas], o jogo consegue passar diversas sensações ao jogador, tanto de raiva, alegria, desprezo, e, saudade!


 Alguns personagens retornam! 

Um bom filho a casa retorna, certo? Sim, certo. O jogo de personagens e a história entre eles é levada muito a sério e ficou fora do comum em Modern Warfare 2. Você basicamente joga com os personagens "Roach" e "Ramirez", sendo liderado por ninguém menos que Soap Mactavish, o personagem em que você controla a maior parte do tempo no primeiro Modern Warfare. Infelizmente, o fim dramático de Call of Duty 4 não o deixou muitos rostos comuns, porem, o jogador que se aventurar no modo single player, terá excelentes surpresas durante a campanha, relacioada aos personagens do game, já que uma figura clássics do jogo está de volta...


Apesar do game ser muito curto, o jogo consegue superar nesse curto espaço de tempo muitos jogos relativamente grandes, tudo graças a jogabilidade excelente e "novidades", que sempre tem nos jogos da Activision. Apesar de ser consideravelmente superior ao   primeiro Modern Warfare, Modern Warfare 2 não contem um arsenal muito grande de armas, poderiamos dizer que as armas que nos é dada são eficientes e o jogador tem até liberdade para altera-las, porem, você não terá uma infinidade de opções.

 O que é adorável

Modern Warfare 2 consegue uma ótima armonia entre gráfico, jogabilidade, efeitos sonoros e história. Com a melhora gráfica considerável sob o primeiro MW e uma história que mescla muito sentimentos da primeira versão, Call of Duty faz lindo frente a concorrencia. Com uma jogabilidade efeitos sonoros tão incriveis, somados a excelentes gráficos e novidades, o jogo quase que literalmente coloca a mente do jogador em guerra.


Algo que eleva a realidade é o trabalho em equipe. Apesar de seus amigos não serem tão inteligentes quanto deveriam, você não conseguirá ir longe dando uma de salvador, então, nada de entrar numa sala com 5 inimigos pra matar os 5, com certeza, você será alvejado até a morte, e muitas vezes, sem conseguir acertar um inimigo se quer.

A inteligencia inimiga está muito boa, já que eles se re-agrupam, mudam de posição e pode confundir o jogador, usam itens do cenário pra se defender e muitas vezes, dão tiros certeiros estratégicamente defendidos, então, basta a você, saber se posicionar bem e escolher bem a arma que usará nos momentos em que é necessario precisão ou velocidade.

A variedade ambiental também chama atenção, evitando a famosa impressão de "já estive aqui antes". Você sentirá um pouco dessa impressão somente quando visitar mais de uma vez o mesmo ambiente, já que, talvez estrategicamente ou não, não são missões em conjunto, existe uma separação de missões, provavelmente pra não cansar o jogador.

Algo que vale a pena colocar é que nas missões no Brasil, o sutaque é realmente de um brasileiro... Muitos jogos, usam a fala portuguesa, trazendo grandes diferenças pra quem acreditava que teriam nosso sotaque, então, não se surprienda ao ouvir nitidamente "ta matando todo mundo - matem ele - Ele quer passar por trás da gente" entre outras...

E novamente, copiando a "façanha" do primeiro Modern Warfare, o novo titulo da Infinity Ward usa também, entre os loadings, o briefing da missão, passando informações para manter você informado e entretido durante os loadings, que não são extensos... Então, espere uma avalanche de informações enquanto a missão carrega, porem, a imersão na história e na informação que pode ajudar, faz com que você veja o briefing até o final, mesmo o jogo já tendo carregado.

 O que nos irrita... 

 Inteligencia artificial 

Presente em muitos jogos, essa deficiência irrita muitos os jogadores, e como também é comum, os erros são vistos principalmente em seus companheiros de equipe. Por exemplo, não é incomum o jogador ganhar uma posição de frente ao inimigo, a equipe vir logo atrás na cobertura e "esquecerem" um inimigo vivo, o mesmo, começa a atirar em você, e o que os inimigos fazem? Nada, continuam atirando nos inimigos a sua frente.

Então, infelizmente, não é incomum você ganhar uma posição dificil, se posicionar com um rifle e ser alvejado até a morte pelas costas. Então, não avance tão rápido, já que eles sim, te ajudam muito, mas não a proteger a retaguarda.

A curta duração do jogo também é algo irritante. É lamentável saber que poderemos ver um lançamento somente em 2 ou três anos, te um titulo de tamanha qualidade como este. A campanha single player, que dura cerca de 5 horas, é muito curta comparado a jogos no estilo, não podemos negar claro, que podem ser as 5 horas mais divertidas da sua vida "in-game".

Conclusão 

Incrível... Com certeza, o jogo desde o inicio prometeu demais e cumpriu muito mais. O jogo conseguiu, completamente, superar seu antecessor e superar a promessa que nos tinha feito. O jogador ainda tem o modo multi-player, que é fenomenal, pra jogar com os amigos. Então, se vale a pena? Com certeza! É um daqueles titulos que mesmo que você não curte muito o FPS, você deve dar uma olhada. Pertence a lista premium dos jogos, aquela lista pequena, mais que reservam os melhores divertimentos na história dos games...

 Simplesmente:







Como dito, nada disso foi surpresa, tudo o que esse game nos proporciona, como diversão e momentos emocionantes, e jogabilidade fora do comum, foram previstos com antecedencia, tanto que, inumeras desenvolvedoras simplesmente adiaram a data de lançamento de seus jogos, pois não queriam terem a cena ofuscada por Modern Warfare 2, e o que encontramos? Exatamente isso, quase que, a perfeição jogada...

Então, se existe uma parcela de duvida quanto ao titulo da Infinity Ward, exonere essa duvida, já que, você, fã de FPS, estará perdendo um dos maiores jogos lançados em todos os tempos, se deixar de jogar o titulo que em 2007 era promissor, e agora, em 2009, veio pra bater todos os recordes e colocar seu nome na história, como talvez, o melhor FPS já lançado na história dos games.







Nenhum comentário:

Postar um comentário