Call of Duty: Black Ops

Treyarch faz bonito, mas não consegue inovar

Call of Duty: Black Ops Analise: Call of Duty: Black Ops

FIFA 11

Muita comparação e pouca superação

Analise: FIFA 11 Analise: FIFA 11

Need for Speed: Hot Pursuit

Need For Speed: Hot Pursuit praticamente repete o jogo, mas não o sucesso

Analise: Need for Speed: Hot Pursuit Titulo da Imagem

Analise: Call of Duty: Black Ops


Jogo: Call of Duty: Black Ops

Desenvolvedora: Treyarch


Distribuidora: Activision


Lançamento: 09 de novembro de 2010


Tempo para vicio: 15 minutos


Também disponivel para: X360 - PS3 - WII


Concorrente direto: Medal of Honor 2010


Status: Medal of Honor não supera Call of Duty: Black Ops









                                                            
clique para ampliar


Um dos melhores jogos do ano finalmente aporta em todas plataformas... 

Desde seu primeiro titulo, Call of Duty sempre caminhou e evoluiu de forma constante e e consideravel. Apesar de sempre ter sido uma boa franquia, Call of Duty foi estourar mesmo após o lançamento de "Call of Duty 4: Modern Warfare". Após seu lançamento, qualquer noticia referente a lançamento da franquia faz muito barulho... Logo após o sucesso de COD4 - na qual até alguns desenvolvedores acharam que não aconteceria - foi anunciado que em 2008, o jogo voltaria para a segunda guerra mundial, e,  então, a Infinity Ward ficou fora da jogada e a Treyarch desenvolveu Call of Duty 5: World of War.

Muitos dos fãs ficaram desaminados, pois esperavam algo maior, algo como foi Call of Duty 4... Mas mesmo assim, as vendas foram satisfatórias. E finalmente em 2009, temos o maior lançamento desta area da história, o lançamento da continuação, Modern Warfare 2, na qual foi o maior recordistas em vendas e em reservas...

Problemas houveram e a parte "gold" da Infinity Ward se desligou da Activision, e a "missão impossivel" acabou ficando com a Treyarch, a missão era nada mais nada menos, que continuar com a franquia, mas agora como equipe principal de desenvolvimento, algo que sempre foi da Infinity Ward... A questão é: Como ficou? A Treyarch realmente é capaz de substituir a Infinity Ward?


Inicio frenético... 

Tutoriais? Aulas? Treino de tiro? Esqueça isso, o jogo terá um breve inicio e já te jogará no meio de inimigos e botará você pra correr. Um inicio assim, apesar de raro nos jogos - já que sempre tem os tradicionais tutoriais - porem, caiu muito bem ao inicio do jogo. Tal inicio e tal "queda" de cara com a ação, deixa o jogador um tanto quanto eufórico, louco para os videos de introdução e dialogos passarem o mais rápido possivel para ele finalmente poder entrar com tudo na ação e sair atirando loucamente.

Obviamente, isso poderia ficar um pouco confuso, mas, a não ser que Call of Duty seja o primeiro FPS que você jogou no PC em toda vida, as coisas são simples e padrão. Tanto a movimentação/troca de armas é padrão, então, itens de ação que "variam" de um game para o outro é mostrado ao gamer, como interação e uso de uma faca, por exemplo.

Só o inicio é frenético? Imagine... Você pode até perder o folego, mas o jogo? O jogo não perde não... As missões seguintes são compostas por mais ação ainda do que as primeiras, não deixando o jogador "sossegar" por um segundo se quer.

Excelente parte tecnica

Os gráficos de Black Ops saltam logo a vista... Tudo aqui é bem detalhado, os personagens, o ambiente, armas, enfim, o jogo é bem interessante e possui graficos e texturas bem trabalhadas. As explosões são um detalhe a parte, fumaça preta, barulho e poeira fazem parte delas, isso sem contar os efeitos sonoros, que se o jogador tiver um bom sistema de audio para acompanhar, vai coloca-lo praticamente no meio da guerra.

Missões "diferenciadas" para a série... 

Apesar da similaridade com Modern Warfare, as missões em si não são nem um pouco repetidas, muito pelo contrario, você fará coisas neste jogo que nunca fez na série, como fugas, e outras missões que deixarei pra você descobrir... Com certeza o grande acerto nisso tudo é que o jogo não perdeu sua identidade "Moderna", como fez COD5. Apesar do ambiente estar alterado, o fato do jogo se passar a algumas decadas atrás, Call of Duty mantem a linha de Modern Warfare, movimentação e estilo de jogo, apesar de uma engine diferente, não foram alteradas radicalmente, se você gosta de Modern Warfare pela parte tatica, vai gostar de Black Ops.



Infinity Ward? Treyarch? Modern Warfare? Como é?

Quem é fã da série a longa data sabe que as diferenças são notaveis, quando se trata de prioridade, jogabilidade, qualidade do jogo... Por coincidencia ou não, muitos players, preferem os jogos da série produzidos pela Infinity Ward e não jogam os que são produzidos pela Treyarch, ou simplesmente acham inferiores, e muitas vezes, sem saber da tal "diferença".

Quando Call of Duty 5 foi apresentado, os fãs cairam logo em cima por conta da "queda" da qualidade... A queda de COD 4 pra COD 5 foi enorme, mas não foi tão grande de MW2 pra Black Ops. Mais é ai que está o X da questão, Apesar de ser produzido por uma desenvolvedora diferente, grande parte da jogabilidade de Modern Warfare está presente lá...

É claro que mudanças foram feitas, adaptações, novidades, mas nada muda o fato e a impressão de "Modern Warfare 2.5". Isso ficou claro numa missão em que você controla uma moto, qualquer semelhança com a missão no Gelo de Call of Duty: Modern Warfare 2 não é mera coincidencia... Se você for um fã da série  e adorar os Modern Warfare, terá sempre a impressão de que Black Ops é um "flashback" de Modern Warfare, por tamanha semelhança. Black Ops é uma mistura de Call of Duty 5 com Modern Warfare, claro, a "mistura" ficou muito boa e com excelente qualidade, mas está claro a semelhança com a versão "moderna" do game, provavelmente pra não desanimar os fãs que a adoraram.

Travadas, lags...

Ao contrario das versões modernas do game - onde a queda era rara - aqui, há sempre uma pequena queda desempenho durante as missões, e em momentos mais improvaveis... Sabe aquela explosão que acabou de acontecer logo ali, ao seu lado? Não, ela não causará travadas, mas as vezes, uma simples movimentação de 2 ou 3 inimigos te causará esse infortúnio.

É, e a famosa IA... 

Apesar de não ser idiota demais como em alguns jogos, Call of Duty sempre foi marcado por uma IA de seus aliados como uma Inteligencia Artificial "sacana". O motivo é simples, em algumas ocasiões, eles vão entrar no meio do tiroteio e começar a matar os inimigos, eles não se protegem. Claro que muitos deles não morrem, mas mesmo assim tira a tão boa e velha realidade que sempre gostamos... De vez enquando também, lhe é dada a ordem de avançar, você da uma olhada leve na area e aparentemente está limpa, quando você da alguns passos, é supreendido com um tiro pelas costas, isso estava em Modern Warfare 2, e continua aqui.

E afinal, vale a pena?

Sim, vale a pena. Apesar de repetir parte da fornula, Black Ops continua sendo Call of Duty, e a jogabilidade que a franquia tem ficou praticamente inalterada. Se você hoje ainda joga COD4 pela jogabilidade, agora terá mais um jogo pra cutir.

Um comentário: