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Analise: Shift 2 Unleashed - PC

Genero: Corrida/simulação


Desenvolvedora: Slightly Mad Studios


Distribuidora: Electronic Arts




Também disponivel para: X360 e PS3



Status: Superado






Shift novamente no pódio

Após alguns escorregões que quase fizeram com que a série Need For Speed tivesse um triste fim, a Slightly Mad Studios resolveu, em 2009, criar um dos melhores titulos do genero multiplataforma, este foi, Need For Speed: Shift. A série, meio novata ainda no meio da simulação, se mostrou forte com mais de 5 milhões de cópias vendidas... Como foi um dos titulos mais vendidos da série, uma sequencia foi anunciada, esta, chamada de "Shift 2: Unleashed".

Shift 2: Unleashed, veio com uma simples missão: Superar seu predecessor. Shift, que apesar de ser um titulo excelente para a plataforma, veio com alguns problemas e caracteristicas que irritavam os jogadores menos experientes - como o fato do carro sair sempre de traseira - Porem, e Shift 2? Como será que ficou o jogo? Pois bem, você acompanhará aqui...






O modo de apresentação do jogo é simples e bem familiar para os experientes; Isso quer dizer que o jogo tem inicio da mesma forma que o jogo anterior... Te jogam numa corrida de teste sem nenhum tipo de assistencia na condução e estipulam pra você o tempo para finalizar a corrida... Dependendo do tempo, ou seja, do seu desempenho, lhe é sugerido ativar algumas assistencias, e então, você pode novamente correr aquela corrida teste com as assistencias ativadas, visando verificar se a condução melhorou... Gostando ou não, basta alterar as definições.


A proxima corrida também é uma corrida de verificação, porem, para verificar seu modo de condução, mas agora comparando com a IA. A posição e o tempo na qual você completará esse desafio determinarão o level sugerido da IA para você finalmente poder realmente começar a campanha... Mas claro, como dito, é apenas uma sugestão, você pode livremente alterar o level e realizar novamente o teste... 






Shift 2 é muito similar ao primeiro jogo, ou seja, você não verá diferenças tão expressivas quanto gostaria - falaremos disso depois - alguns itens foram substituidos por outros similares, alguns foram removidos, e aprimorados...

O grande aprimoramento quanto ao jogo é o fato de termos corridas noturnas. Com certeza, uma corrida a noite muito belo aos olhos, alem de adicionar a tão adorada variedade ao titulo. Infelizmente, não podemos contar um sistema instavel quanto ao tempo, ou seja, não há aquela variedade temporal, de corridas na chuva, ou nas Endurences - Corridas de longa duração - poder chover ou ficar seco de repente, ou simplesmente vermos o tempo correr apenas olhando para o ceu, como foi visto em Gran Turismo - Exclusivo para o console da Sony - e F1 2010... 



Outra diferença relativamente boa está no sistemas de pontos. No primeiro Shift, para acessar determinadas areas - como corridas de nível mais avançado - era necessario você ganhar estrelas. Essas estrelas eram conseguidas de duas formas: Você as conseguia vencendo as provas - ou não, cada posição abaixo do pódio era uma estrela a menos - e também em objetivos extras, que você poderia completar durante a prova...

Esses objetivos eram variados, como atingir uma certa velocidade, andar no traçado, liderar a corrida por uma volta ou simplesmente realizar uma volta na pista num determinado tempo. Porem, tinha itens, como podemos dizer, "fora do estilo", para um jogo de simulação, como tirar um carro da pista, ou varios. Isso felizmente foi tirado, ao inves das estrelas, agora são pontos de experiencia - os famosos XP - e, os objetivos secundarios são mais reais para um jogo de corrida que visa a simulação...

A grande diferença aqui realmente é a falta dessas missões "esquisitas" - retirada muito bem vinda - já que, apesar de usar o sistema de experiencia para liberar carros, níveis mais avançados, não há muitas diferenças quanto ao sistema antigo






Outro diferencial quanto ao primeiro Shift esta na variedade. Desta vez, espere por um numero maior de carros, um numero maior de pistas, e felizmente, um numero maior de upgrade... Sem contar que a interface foi totalmente alterada, no menu inicial do game já lhe aparece as informações da campanha, podendo alterar os itens ali mesmo, no menu inicial do game... 


Apesar de algumas novidades, tudo é bem explicativo. Sempre tem os videos de introdução que contem informações sobre o novo quadro de desafio que vem a seguir... 


A parte tecnica do jogo, continua como vimos em Shift porem, com algumas melhoras. Ouvir os sons do carro e de tudo em volta em uma corrida é realmente uma experiencia unica em Shift - ter um som de qualidade ajuda - e no fim, tudo colabora para uma boa imersão. Os graficos, também tiveram alguma remodelação... No primeiro Shift, eles desenharam bem o primeiro plano do game e apenas "bordaram" o segundo, a parte externa da pista, como arvores e outros itens eram bem falsos e mostrava que estavam ali apenas pra não deixar a paisagem em branco... Agora, estão bem mais trabalhados, assim como a pista, e os carros em si






A aparencia de que na verdade você está jogando uma versão 1.5 de Need For Speed: Shift é clara, do inicio, ao fim;

Isso pode ser visto a todo momento, até nas mudanças realizadas, é notavel que está mais pra uma camuflagem do que para uma mudança em si. Só o inicio da campanha já demonstra isso, já que praticamente tem um "Flashback" atualizado do primeiro jogo, correndo praticamente no mesmo circuito, com o carro que tem um desempenho muito similar, logo depois você compra um carro, enfim, essa parte é praticamente um remake dentro do jogo. 


Como se já não bastasse, o modo campanha, todo seu funcionamento, é totalmente similar ao do primeiro jogo. Apesar de não utilizar as estrelas como metodo de avanço, o jogo utiliza o sistema de pontos, que é basicamente a mesma coisa... A diferença, é que em Shift 1, os níveis te permitiam conquistar estrelas para avançar, e em Shift 2, as estrelas foram removidas;





A física do jogo - falando especificamente dos contatos entre os carros - deixa o jogador totalmente perdido. A unica explicação lógica é que a física está separada em dois pontos: A fisica aplicada a seu carro e a física aplicada aos carros adversarios. 

Por exemplo numa curva... Se você tocar num carro adversario para tentar tirar vantagem do fato de estar indo por dentro da curva e mais rapido - o usando meio que como "freio" -, por mais leve que o toque seja, você vai rodar, e o adversario, provavelmente não sofrerá danos no seu curso... Porem, se for ao contrario, você está fazendo a curva e um carro acaba "te usando" para fazer a curva, você está perdido, por que na melhor das hipoteses vai pra fora da pista, e na pior, vai rodar lindo.


É claro que estamos falando de pequenos toques nos adversarios, não estamos falando em grandes impactos... 



No fim das contas e apesar dos problemas, Sim, Shift vale a pena... Se pudessemos concluir de uma forma simples, Shift 2 é o que deveria ser Shift 1... Todo um hype foi criado em volta de Shift 2, a propria produtora criou videos comparativos entre seus correntes diretos - Gran Turismo e Forza - e diretamente os chamou pra briga... 

Podemos sim concordar que grandes melhoras foram feitas, variedades, mas sempre achei errado a mesma atacar jogos de maior reputação e qualidade, o grande preço disso é simples, o jogador acaba criando espectativas demais e quando vê o produto final, vê que nada daquilo era realmente verdadeiro... Então, sempre é melhor cada produtora realizar o seu trabalho, lançar o seu jogo, e esperar que os proprios jogadores tirem suas conclusões...

Ao fim, Shift 2 Unleashed ofereceu uma campanha mais extendida de Shift com alguns aprimoramentos, então, se você gostou de Shift, provavelmente irá gostar da segunda versão do jogo, mas se você espera algo espetacular, algo totalmente inovador ou espera metade daquilo que vimos nos concorrentes, é melhor parar de esperar... 








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