Call of Duty: Black Ops

Treyarch faz bonito, mas não consegue inovar

Call of Duty: Black Ops Analise: Call of Duty: Black Ops

FIFA 11

Muita comparação e pouca superação

Analise: FIFA 11 Analise: FIFA 11

Need for Speed: Hot Pursuit

Need For Speed: Hot Pursuit praticamente repete o jogo, mas não o sucesso

Analise: Need for Speed: Hot Pursuit Titulo da Imagem

Analise: FIFA11





Game: FIFA 2011

Desenvolvedora: EA Sports

Distribuidora: Electronic Arts

Lançamento: 28 de setembro de 2010

Tempo para vicio: 20 minutos

Também disponivel: X360 – PS2 – PS3 – DS

Jogo concorrente: Pro Evoluction Soccer 2011

FIFA Possui modo online

image

Fã de futebol? Você DEVE dar uma olhadinha no game






FIFA é um titulo velho conhecido dos adoradores de futebol, já que o titulo existe desde muito tempo atrás, quando os jogadores de videogame no maximo, tinham apenas os cabelos e tons da pele parecidos com os jogadores reais. FIFA desde sempre teve um concorrente muito feróz, “Winning Eleven” ou como é chamado por nós atualmente, “Pro Evolution Soccer”, por muito tempo, FIFA foi um jogo muito inferior a seu rival, não fazendo tanto sucesso na massa futebolista, mas a partir de 2008, as coisas mudaram, FIFA conseguiu um salto gigantesco que tirou seu rival da jogada, e com o passar dos anos, a “bomba” de superar seu rival passou pra Konami… Mas, e a versão 2010, como ficou?



Nova geração



Pra quem adora umas partidas de futebol no conforto de sua casa, sabia muito bem que há tempos, FIFA de PC era apenas “atualizado”, tendo sua fisica, engine e graficos “ultrapassado”, sendo muito inferior a versão de consoles, tal coisa causava a ira de muitos jogadores, que viam no console o melhor futebol de todos os tempos e no PC verem uma versão secundaria e bem antiga. Porem, dessa vez a EA Sports disse que seria diferente… Segundo os desenvolvedores, enquanto eramos “tapiados” com uma versão genérica, eles estavam trabalhando na adaptação da engine de consoles para os PCs e que a versão 2011 seria praticamente a versão de consoles…

Felizmente era verdade, FIFA 2011 é bem diferente de FIFA10 para PC e finalmente, PES viu um concorrente “a altura” também nos PCs. As mudanças são perceptiveis, os jogadores são bem mais reais, o jogo flue como uma partida real de futebol, alem claro, dos jogadores. FIFA11 com certeza marca uma nova era da franquia para PC, que apesar de não ter alguns recursos exclusivos ainda das versões pra console – como o “personality +” conta praticamente com todos os outros recursos da versão de consoles…

Realidade invadindo os campos no FIFA…

A sensação de realidade com certeza invade os gramados virtuais.  Se você é jogador de PC e curte futebol, até então só tinha PES2010 para jogar – apesar que FIFA10 era interessante, apesar de “ultrapassado” – porem, quando você testar o novo jogo da Electronic Arts, se surpreenderá com a realidade presente no jogo…

Aqui, os jogadores reagem como na realidade – apesar dos graficos serem inferiores a PES – aqui, os jogadores pedem a bola, e ficam incrivelmente desesperados se você não tocar pra eles, os jogadores pedem impedimento, levantam o braço, assenam enquanto correm, pedem falta, quando são acertados em campo, sentem dor como um jogador de verdade, é simplesmente impressionante ver como os jogadores reagem a coisas que acontecem em todos os jogos reais que assistirmos na televisão. Tal detalhe não faltou nem ao juiz, que como na vida real, da pra saber antes dele tirar os cartões do bolso o que ele vai fazer, é simplesmente impressionante a realidade de FIFA.

Outro fato relacionado ao juiz, é o fato dele ser realmente alguém em campo, e não ser um “fantasma”. Se você tocar a bola e ele estiver no caminho, a bola vai bater nele e mudar de tragetória como se fosse um jogador normal… Ta, isso de vez enquando atrapalha nossas jogadas, mas torna todo o jogo mais fluente e muito, muito mais real.

Jogabilidade chamativa…

Muitos acreditam que o grande “problema” de FIFA está em sua jogabilidade, acham o jogo dificil e complicado para aprender. O que em parte é verdade, teoricamente não é. FIFA11 possui uma jogabilidade bem mais complexa e bem mais realista, você como jogador, deve controlar tudo em campo, direção/força do passe, força do chute, precisão, tudo isso fica a cargo do jogador, e não é feito automaticamente. Isso pode ser um pouco embaraçoso para iniciantes? Sim, mas basta o jogador configurar as assistencias, que mudam muito a jogabilidade…



Há, as assistencias… Com certeza, é uma das melhores formas de agradar tanto fãs de um futebol “simulação” quanto um futebol “arcade”. Confesso que deixar todo o sistema de FIFA no manual é uma tarefa dificil – principalmente o chute – porem, existe na multiplas escolhas nas opções do jogo, você pode deixar a assistencia ligada, desligada ou “no meio termpo”. Por exemplo o chute, se você deixar no automatico, velocidade e precisão serão controlados pelo jogo, se você deixar em semi-automatico, você precisará controlar a altura e o lado do chute, agora em manual, o jogador controla tudo, o que torna um pouco dificil fazer gol de fora da area.

As assistencias fazem praticamente isso, agradar fãs de PES e agradar fãs de FIFA, e fazem isso com destreza.  Então, basta a você jogar e fazer os testes, mas uma coisa é verdade, quanto mais “manual” o jogo ficar, mas vai te agradar no fim das contas, já que cada vez mais, a ideia de FIFA é deixar o jogo “manual” para o jogador, ao inves de automatico, como vemos muito no concorrente direto de FIFA.

Modos de jogo…



Os modos de jogo de FIFA são variados, existem praticamente 3 modos, o modo torneio – na qual o jogador controla um time e o objetivo é leva-lo a ser campeão – e os mais conhecidos, modo “be a pro” e “modo treinador”. O modo Be a pro é onde o jogador controla apenas um jogador, este, deve fazer seus jogos controlando apenas “ele”, e o mesmo deve crescer na equipe e profissionalmente. Como na realidade, você pode ser contratado pra jogar em outros times, e tem a possibilidade sempre, de jogar para seu time do coração. Como na realidade, seu jogador começa vem razoavel e vai evoluindo, até que ele se torna bom o suficiente pra jogar por sua seleção, dai começa a outra luta, ser titular do seu time.

O modo tecnico é completamente diferente, aqui, você é o tecnico da equipe, fifa 2010-09-17 17-14-48-92

deve fazer contratações, levar seu time a vitória, como também, deixar contente a diretoria. Você faz isso cumprindo ou não os objetivos colocados por ela, como granhar classicos, ganhar outros jogos, ser campeão… É algo parecido com a “Liga Master”, porem, mais interativo.

Fez gol? Comemore!

Nada se iguala a emoção de um gol naqueles minutos finais… E se você pudesse comemorar em campo? É justamente isso que FIFA trás. Aqui, você é capaz de fazer varias comemorações em tempo real. As comemorações são bem simples para o jogador, basta segurar uns botões e apetar outros – os de “ação” – então, alem do jogador controlar praticamente tudo em campo, pode também comemorar o gol. Porem, isso não é obrigatório, o jogador comemora o gol “sozinho” caso não haja interação do jogador.

Se garante nos campos? Humilhe!

Os dribles também dão um espetaculo em FIFA. O que pode ser mais legal do que humilhar aquele cara que disse que ia te golear? Existe algo melhor? Aposto que não. Dribles e gingadas diferenciadas para cada jogador fazem um espetaculo no FIFA, então, se achar que as coisas estão faceis de mais, basta começar a deixar o jogo mais bonito, afinal, dribles e firulas sempre melhoram o jogo.



Modos de jogo…

É, apesar de um menu “compacto” e simples, um modo de jogo em especial desgrada muito em FIFA11, que é justamente o modo be a pro. Como já dito, aqui você é um jogador “desconhecido” e vai crescendo até se tornar um craque – ou não – porem, só em 4 temporadas. Isso é lamentavel, já que seu concorrente, faz com que você jogue até 20 temporadas [ou mais] você pode começar com uns 17 anos e terminar a carreira com 37, assim como um jogador na vida real faz, com certeza, pisou na bola a EA, e de novo.

Outro grande problema é que, ao se tornar capitão, você pode “gerir” sua equipe. O que de fato não existe, o poder sempre está nas mãos do tecnico do seu clube, certo? Errado!  Você pode até tirar jogadores de campo se quiser, o que mesmo com a maior moral do mundo, você faria com “dificuldade” num time de verdade…

Graficos…

Os graficos de FIFA infelizmente não fazem tão bonito quanto na jogabilidade…

Se você for um jogador “assiduo”, você notará que muitos jogadores conhecidos não lembram nem a sombra os seus jogadores reais, esse fato ajuda a tirar um pouco da realidade do jogo., já que é meio estranho conhecer um jogador, e ao ver tocar na bola, ver um jogador com com outro tipo de cabelo sem nenhum ponto que te faça lembrar o craque dos gramados reais.



Na ultima review destinada a um jogo de futebol disponivel aqui no blog, essa resposta foi bem “controversa”, o que não acontece esse ano. FIFA11 “Next Gen” veio com tudo para computador, suas novidades, jogabilidade  e realidade são incontestaveis, são coisas nunca vistas em um jogo de futebol para PC. Obviamente, nos tiraram alguns recursos interessantes da versão de console – alem do “Personality +” e do modo que permitia controlar até o goleiro online – FIFA é o jogo de futebol para PC de 2010/2011, jogo que com certeza, você tem que dar uma olhada

Sem título

image









Clique para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário