Call of Duty: Black Ops

Treyarch faz bonito, mas não consegue inovar

Call of Duty: Black Ops Analise: Call of Duty: Black Ops

FIFA 11

Muita comparação e pouca superação

Analise: FIFA 11 Analise: FIFA 11

Need for Speed: Hot Pursuit

Need For Speed: Hot Pursuit praticamente repete o jogo, mas não o sucesso

Analise: Need for Speed: Hot Pursuit Titulo da Imagem

Analise: Singularity - PC



Gênero: FPS/Ficção cientifica/Terror

Desenvolvedor: Raven Studio

Distribuidor: Activision

Tempo de aprendizado: 20 minutos

Também disponível para: X360 e PS3

Lançamento: 29-06-2010


Apesar de boas escorregadas, Singularity agrada quem curte e chama atenção de quem não curte o genero











Um novo shooter de ficção cientifica...

Cerca de 2 anos depois de sua primeira aparição na internet – Expo Games 2008, também conhecida como “E3”- Singularity chamou atenção dos jogadores clássicos de FPS que adoram filmes de ficção cientifica, não por usar cenários futuristas ou armas a lasers, mas sim, pela possibilidade de se lidar com o tempo em tempo real.

 Se você é um bom conhecedor de FPS, o nome “Timeshift” já lhe veio a mente. Timeshift é um FPS também de ficção, que o jogador possui um traje de manipulação temporal, na qual o permite fazer pequenas viagens em tempo real, o jogador pode a qualquer momento retroceder, avançar e deixar o mundo em “slow-time”, tal recurso pode ser utilizado para fugir de situações complicadas, pra matar um grupo de inimigos ou simplesmente pra sacanear...

Porem, Singularity vai bem mais além disso, já que você, tem o controle “externo” dasituação – na qual pode manipular temporalmente objetos do cenário – e também tem um certo controle sobre si– mais detalhes a seguir – porem, em ambos os jogos, o controle temporal realmente é a grande sacada, o quer dizer que ambos “dispositivos” que ditam a maior parte da jogabilidade e divertimento do jogo

Onde tudo começa...

Você é um militar dos Estados Unidos e cai numa ilha bem estranha, ilha na qual é realizada varias pesquisas cientificas, na qual a grande prioridade é justamente a manipulação do tempo. O inicio do jogo funciona como um grande tutorial e uma forma de você “conhecer” o jogo, o que quer dizer que, se você espera manipular o tempo desde o inicio do jogo, pode tirar o cavalinho da chuva, você terá umas boas brigas utilizando armas comuns e ir eliminando inimigos como num FPS “comum”.
















A grande aposta do jogo...


 Com certeza, a grande aposta de Singularity está em seu dispositivo de manipulação temporal. Tam dispositivo, como o nome já sugere, o permite manipular o tempo de diversas formas... Em muitos momentos o uso dele será obrigatório, em outros momentos, somente se o jogador decidir. Ele tem a capacidade de "enviar" tal objetos a anos no futuro ou pode fazer com o que o mesmo volte no tempo na condição original. Por exemplo uma ponte quebrada, você pode "volta-la" no tempo, o que vai fazer com que ela apareça inteira, numa epoca que ela estava totalmente construida e em pé. Isso é aplicavel em muitos objetos, escadas, caixas, até circuitos eletronicos. 

Porem, o dispositivo ele é "multi-funcional", apesar da sua principal e fundamental funcionalidade, o jogador pode ir adicionando outros recursos nele, um deles, é poder "levitar" objetos - um tipo de manipulador de gravidade, como em "Half Life 2"- então, você tem uma excelente combinação e precisará usar ambos os recursos em alguns momentos. Você também pode levitar objetos e joga-los contra inimigos, isso é incrivelmente util com barris de explosivos, mas tome cuidado, já que os inimigos também jogam os mesmos em você, mas claro, usando as proprias mãos no caso deles. 

Porem, não se resume apenas a isso. Você poderá manipular muitos objetos de forma livre, enviando eles para o passado ou para o futuro, como você preferir ou como o jogo "estipular" para você passar por tal obstáculo. Vale lembrar que você pode fazer o mesmo com inimigos, basta mirar no inimigo, que ele vai se decompor na sua frente, e obviamente, morrendo. O dispositivo de controle temporal funciona como se fosse uma arma, então, a transição entre ele e armas de fogo é muito simples, bastando pressionar apenas uma tecla, então, você não terá problemas pra trabalhar com armas e com ele durante toda a campanha.  

A viagem no tempo...

Apesar dos grandes recursos que tal dispositivo tem, ele não se resume ao descrito acima, e uma de suas funcionalidades é permitir a viagem no tempo "a longo prazo". Em alguns momentos do jogo, irá se abrir um tipo de "janela", e ao manipular esta janela, você sera levado para o passado, sendo assim, você poderá realizar alguma missão lá, umas boas decadas antes do ano correto, que seria 2010. Nisso, você poderá interagir com pessoas, enfim, é realmente um objetivo como qualquer outro, acontece que é a longo prazo, já que você fica um bom tempo fora da sua realidade até encontrar outra janela para retornar ao tempo normal.

Algo legal quanto a isso também é que muitas vezes, o presente e o passado se colidem na sua frente, por exemplo, muitas vezes você está no corredor e presencia uma visão do passado naquele local, as vezes, o mostrando objetivos, o que você deve fazer e o que não deve fazer. Singularity com certeza é uma boa viagem no tempo... Você também pode pausar o tempo ao utilizar um rifle, facilitando bastante a mira e a precisão... 

Terror também presente no titulo...

Singularity foi desenvolvido pra agradar publicos distintos, um deles, foi desenvolvido para o publico que adora tomar alguns sustos, alem de deixar todo aquele suspense no ar. Aqui, existem monstros que farão de tudo para te matar, usam taticas diferentes dependendo de qual inimigo está a sua frente, mas todos atacam em bando. Isso é um problema sério, já que muitos são bem resistentes. Outros, podem te jogar explosivos, ficarem invisiveis, complicando bastante a vida do jogador... Porem, nada de atirar desesperadamente em alguns e esperar que eles caiam, alguns, você vai precisar ser bastante calmo e esperar o momento certo chegar, e ai sim, desferir os tiros...

Algo que também aumenta a sensação "tenebrosa" do titulo, está alem dos cortes e dos "buracos" mostrando a carne viva de seus inimigos, aqui também, podemos ver bastante violencia, que como é de se prever, aumenta a sensação de realidade. Dependendo do tiro, os inimigos caem longe, muitas vezes são desmembrados, ficando com uma perna de um lado e um braço de outro, e ainda mais, jorrando sangue, muitas vezes, jorrando muito sangue. A queda dos inimigos quando o mesmo é desmembrado sempre fica bem real, com certeza, um atrativo pra quem adora uma baderna. 

Não gostou? Melhore!

Singularity conta também com sistemas de upgrades. Não, nada de mercadores te vendendo itens variados, aqui, é usado outro tipo de moeda, que é como se fosse um composto quimico, que quanto mais você tiver, mas liberdade você terá, seja pra melhorar seu personagem -aumentando a vida, a duração da respiração embaixo d'agua, por exemplo - ou melhorando suas armas. Dano em combate, precisão e quantidade de balas no pente antes de precisar recarregar são alguns dos recursos disponiveis nos upgrades. Todas as armas no jogo podem ser melhoradas, bastanto você coletar os recursos necessarios - as armas usam itens diferentes - e encontrando o local adequado para este upgrade.

Jogo desafiador...

Apesar de ter o tempo em seu favor, a sua vida em Singularity não será das mais faceis... Apesar de boa parte dos inimigos serem relativamente simples de vencer, alguns são bem desafiadores... Estar com a arma errada ao enfrentar algunas inimigos é morte na certa, então, escolher as armas certas é quase tão importante quanto ter precisão na hora do disparo. As vezes uma arma de muita precisão não será a melhor escolha, quando também outras vezes, é a melhor para se usar em tal momento. Os inimigos não dispoe de uma IA complexa, mas a forma com que atacam, são suficiente pra dar boas dores de cabeça aos jogadores.

A jogabilidade como um todo também é bem simples, intuitiva e rapida. Como já foi dito, uma tecla é o suficiente para atirar, não necessitando o jogador fazer muito esforço para trocar de arma. Por exemplo, ao estar manipulando o tempo e precisar de uma arma de fogo para matar mais inimigos com mais velocidade, basta simplesmente pressionar o botão de tiro e pronto, o personagem já vai sacar a arma e atirar logo em seguida, facilitando bastante nossa vida.










Problemas na parte tecnica do jogo...

Apesar de um jogo muito divertido e desafiador, Singularity não faz tão bonito quanto a parte tecnica do jogo... Os graficos não estão a altura de competir com grandes lançamentos de 2010 ou até lançamentos menores. Não que seja ruim, mas também não é aquela beleza que salta aos olhos. Texturas ruins são encontradas em algumas partes e a falta de cuidado com alguns inimigos também é facilmente notado. Um tratamento melhor para os inimigos teria resultados interessantes. Esse "desgaste" só é notado no ambiente e inimigos, já que o dispositivo DMT e suas armas, como também os personagens, são bem desenhados e detalhados.

A parte sonora do jogo também não faz tão bonito quanto a jogabilidade faz. Os efeitos aqui são simples e a qualidade como um todo também não agrada. O jogo não dispoê de bons controles de som, de gráficos ou de qualquer recurso que hoje em dia é comum nos jogos, as opção sem bem restritas. O que quer dizer que você não vai poder configurar os graficos da melhor forma possivel, já que como foi dito, os menus de configuração estão bem abaixo do padrão, mesmo o jogo tendo excelente desempenho em maquinas que se adequam a configuração recomendada.

No conjunto da obra, faltou um certo polimento por parte de alguns recursos que são basicos para jogos desta geração. Claro, jamais exigiríamos graficos de ultima geração em um jogo que explora muito a jogabilidade, mas não faria mau a equipe ter tido um capricho maior com os mesmos.


Se você é fã de FPS, ou adora ficção e curte um terror, com certeza Singularity vai valer a pena. Apesar dos graficos e sons não serem lá essas coisas, Singularity explora muito bem a jogabilidade e é um prato recheado para jogadores de ficção cientifica que adoram um FPS, sem contar os toques de suspense e terror que o jogo deixa para o jogador.

Apesar de não ter condições de concorrer com grandes jogos este ano que fizeram bonito - Mass Effect 2 e God of War 3, por exemplo - não quer dizer que o mesmo não deve ser apressiado. Singularity usa bastante itens pouco inexplorados na industria atual. Com certeza, poder controlar o tempo de diversas formas é muito empolgante e vai agradar muitos jogadores que derem uma chance ao titulo, já que mesmo alguns aspectos tecnicos não serem os melhores disponiveis, a jogabilidade é bem explorada durante todo o jogo. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário