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Analise: Mass Effect 3 - PC

Produção e distribuição: Bioware/Eletronic Arts

Também disponivel para: X360 e PS3

Genero: Action - RPG

Status: Não há concorrente exato para o genero


Lançamento: 06 de março de 2012






O "fim" de uma saga


Desde quando foi lançado o primeiro Mass Effect em 2007, o game conquistou muitos fãs de ficção cíentifica e de jogos de ação/rpg, logo em 2010, uma sequencia foi lançada, sequencia que superou o primeiro em todos os sentidos. Mass Effect conta a história do Comandante Shepard e sua luta contra os Rippers, uma raça muito superior em ponto de vista tecnologico. Mass Effect 3 veio com uma "simples" premissa: Dar o fim a fantastica história de Shepard...









Que a campanha siga!


Uma das grandes boas escolhas que a série fez desde o inicio foi o esquema de importação de personagem, ou seja, você pode jogar a série desde o inicio com o mesmo save, se você jogou o primeiro Mass Effect, pode importar para o segundo game da série e importar esse mesmo save para Mass Effect 3 e jogar a partir das escolhas feitas. Claro que não é possível fazer com que todas as escolhas do jogador nos dois jogos anteriores da série sejam relevantes, porem, o jogo importa as mais importantes alem de claro, a relação que você tinha com os membros de pelotão.


Excelente modo campanha


O modo campanha de Mass Effect 3 enfatiza a guerra. A invasão da galaxia pelos Rippers, o ataque a terra e a luta de todas as raças contra o mesmo inimigo: Os Rippers. Como não é novidade para jogadores da série, existem raças e raças presente no jogo, e o objetivo do jogador é convocar quantas ele conseguir para os ajudarem na baralha contra os Rippers. Porem, isso não é uma questão diplomática, há outras guerras acontecendo, guerras menores entre raças, e o jogador por muitas vezes, terá que escolher um lado nessas guerras - escolher entre duas raças amigas - e ainda, lidar com a consequencia daquela decisão;
Essas escolhas são importantes, pois muitas delas, alem de ter consequencias na batalha, definem o final do jogo e também pode definir o pelotão que você controla, nem sempre ajudar uma raça lhe rende um aliado, então, essas escolhas tem que ser tomadas com muito cuidado. É melhor ajudar uma raça de muita força bruta ou uma tecnologicamente superior? Você escolhe; Algumas ainda oferecerão seus melhores tecnicos para a construção de um dispositivo, e isso também influencia no resultado final;

Quanto maior a força do jogador - essa força é representada por pontos, cada raça tem seus pontos, e eles aumentam conforme você os ajudam - mais forte o seu lado da guerra se tornará, o que também pode mudar o final do jogo. Então, esteja sempre atento a sua decisão, elas podem mudar o mundo!



Jogo pra todos


A Bioware fez algo diferente mas muito interessante no game: A adição de diferentes tipos de gameplay. Há o modo History, são para jogadores que preferem uma história do que um combate mais duro, então, os combates são mais faceis, o jogador passará facilmente pelos combates, há também o modo Action, que é oposto ao anterior, enfatiza a batalha, os dialogos ficam mais diretos - é, ficam mais diretos do que já são no modo normal - e também, há o modo normal, que é como os jogadores antigos da franquia estão acostumados, dificuldade de batalha personalizável e modo RPG completo. 

Apesar de ser algo muito bom e interessante para fazer de Mass Effect 3 o jogo mais acessível possível, isso trás seus efeitos negativos - o que está explicado mais abaixo - porem, há de enfatizar a boa ideia da desenvolvedora do jogo... Vale lembrar que se você importou o save do Mass Effect 2, você é automaticamente setado no modo "normal";


Padrão técnico de sempre


O Padrão de qualidade de muitos aspectos da série foram mantidos. A qualidade dos efeitos sonoros e da dublagem são excelentes, juntando com a ambientação e os gráficos do game, marcam um padrão inquestionável da franquia. Criar vários personagens, de diferentes raças, de diferentes culturas, colocando isso de forma convincente como a Bioware faz é digno de mestre. 

Você lida com diversas raças durante o jogo, cada uma com sua cultura, com sua crença, seus costumes, seus defeitos e qualidade, seus inimigos... Tudo isso fica de uma forma muito natural dentro do jogo, criando um ambiente perfeito para a saga. Há uma grande diferença em lidar com criaturas mais brutas - como os Krogan- e lidar com raças bem mais amáveis - como as Asari - ou ainda tecnologicamente avançados - como os Geth - só demonstram o nível de profundidade da série;

Isso sem falar da história do game, que apesar de ser de simples entendimento, é muito complexa para jogadores que gostam de uma boa história. Então, como é obvio, é praticamente obrigatório para o jogador, passar pelos jogos antigos da franquia antes de aportar no terceiro jogo, afinal, pegar um bonde como Mass Effect andando é um prejuízo gigantesco para qualquer gamer.


Novas armas, equipamentos...


Velho conhecido da série, é o sistema de personalização de itens. Ao pegar uma arma, você pode evoluir ela no arsenal [na qual muda a versão da arma] e pode também fazer upgrades de forma mais precisa, como aumentar o pente de balas, aumentar o limite que o jogador consegue levar, aumentar o dano, como também, aumentar a precisão, cadencia do tiro... 

Há também a velha troca de tipo de munição, mais do que nunca, o jogador vai precisar escolher o tipo de munição contra os inimigos, afim de ser o mais danoso possível. Em muitos inimigos, o ideal é usar munição criogênica, mas em outros inimigos essa já não é a melhor escolha, ou outros que são protegidos por armaduras, escudos, tudo isso altera o dano que o jogador pode fazer com um tipo de munição;

Há também os poderes tecnologicos, drenagem de energia, onda de choque, replicação, enfim, há diversos poderes - alguns exclusivos de cada raça - e ainda podem ser melhorados, afim de fazer o mais dano quanto possível.


Velhos conhecidos




Alem da continuação da história a partir de seus pontos, outra grande vantagem de importar o save durante os jogos é o fato da relação entre o jogador e os antigos companheiros serem mantidas. Então, alem dos companheiros novos, o jogador pode recrutar muitos companheiros antigos, dependendo claro, do fato de estarem vivos nos saves anteriores. Outros deles infelizmente, não são recrutáveis, você pode ajuda-los em algumas missões, mantem a relação que tinham antes, te fazem favores, mas nada que envolva recruta-los. Isso era previsivel, mas o jogador pode não gostar, afinal, possivelmente, um ou outro personagem que o jogador tinha muita simpatia no jogo anterior pode vir a não fazer parte da sua equipe.



Sistema de cobertura


Apesar de seus pontos positivos e de algumas melhoras quanto a jogabilidade do segundo jogo, algo que a Bioware não conseguiu trabalhar muito bem foi o sistema de coberuda do jogo. Talvez o grande responsavel disso seja o sobregarramento de uma tecla só para fazer varios comandos... Ao teclar espaço, o jogador pode saltar, entrar em modo cobertura e correr, tecnicamente, tudo funciona bem, porem, em diversos momentos - principalmente em níveis maiores de dificuldade - na qual a morte é iminente, não é nada comum o jogador tentar entrar em modo de cobertura e Shepard responder com um salto. 
Isso fica mais persceptivel em momentos de desespero, na qual o jogador já se encontra sem escudos e apenas com a vida do personagem, a diferença entre um salto e entrar em modo de cobertura, sempre decidirá sua vida, e caso Shepard responda com um salto, se prepare para voltar ao checkpoint anterior;

Outra opção que temos quando estamos sob alto fogo é fugir o mais rápido possível e sair da zona de visualização do inimigo, o grande problema disso é que, ao correr para longe dos inimigos, qualquer ponto de cobertura que você encontrar pelo caminho, é bem provavel que Shepard se proteja lá, na qual estará totalmente exposto e também levará muitos tiros, o que, em momentos díficeis, pode também levar a morte do jogador. Por mais que você aprenda a lidar com todo esse sistema mediano de defesa, uma hora ou outra tudo vai dar errado e você acabará morto;


Modo RPG limitado

De um modo geral, em Mass Effect 3, temos algumas melhoras no Gameplay ou pelo menos, a qualidade foi mantida, o que não acontece com o modo RPG do game. Os diálogos do jogador foram incrivelmente reduzidos, onde antes apareciam 4 opções ou mais, agora se resume a duas, que não dão aquele impacto que dava antigamente na série. Isso quer dizer que, por mais distinto que o jogador queira ser, ele está preso a um curso, claro que o jogador ainda pode optar por ser Renegade, mas Shepard está bem mais preso nisso agora, por mais que você queira ser mais "ruim".

Isso quando há opção nos diálogos, porque muitos deles se tornaram dialogos unicos, ou seja, você faz uma escolha no inicio da conversa e a partir de então, toda a sequencia de falas será automatica e você está limitado apenas a ver o que vai acontecer a partir da escolha inicial, ou ainda, em muitos momentos, nem isso há, há apenas o inicio do dialogo - que não apresenta nem opção de encarar de uma forma mais bruta ou respeitosa - e se segue diretamente, como se fosse uma CG;




A série Mass Effect sempre teve seus jogos entre os melhores lançamento do ano, e com Mass Effect 3 não seria diferente. Mass Effect 3 é parada obrigatória para os fãs da franquia, e pode ser uma boa indução, caso o jogador ainda não conheça os outros jogos da série. Segundo a propria Bioware, Mass Effect 3 fecha a trilogia, mas este provavelmente não será o fim da série;

Se você é fã de ficção cíentifica, jogos de ação e elementos RPG, ou, se você é um Gamer que não é fã do genero mas gosta sempre de novas experiencias, Mass Effect 3 é mais do que recomendado pra você...


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