Call of Duty: Black Ops

Treyarch faz bonito, mas não consegue inovar

Call of Duty: Black Ops Analise: Call of Duty: Black Ops

FIFA 11

Muita comparação e pouca superação

Analise: FIFA 11 Analise: FIFA 11

Need for Speed: Hot Pursuit

Need For Speed: Hot Pursuit praticamente repete o jogo, mas não o sucesso

Analise: Need for Speed: Hot Pursuit Titulo da Imagem

[PC] Analise - Deus Ex Human Revolution

Analise: Deus Ex: Human Revolution

Produção e distribuição: Square Enix

Também disponivel para: X360 e PS3

Genero: RPG/Ação/Stealth

Status: Não há concorrente exato para o genero



Não é novidade constatar o trabalho que é, para qualquer desenvolvedora criar seus jogos, a demanda de tempo e dinheiro é sempre alta, assim como também, os prazos para lançamento. Normalmente, as desenvolvedoras de jogos, por varias questões, lançam seus jogos, de forma com que tenham um genero praticamente predominante, como Stealth, Ação, RPG, enfim, qualquer que seja o genero, justamente para o jogador pegar o game e saber o que tem que fazer;

Suponhamos que o jogador queira um grande jogo de espionagem, temos Metal Gear Solid, quer um grande jogo de Ação? Gears of War; Queremos um grande FPS, que tal a série Call of Duty? Pois é, esses são alguns dos varios games que poderiamos ter escolhido... Mas, e se a desenvolvedora resolve juntar praticamente todos esses generos num jogo só? E de forna consistente? Pois bem, essa foi a proposta da Square Enix desde o inicio da produção de Deus Ex: Human Revolution.







Apresentar varios caminhos, essa foi a grande promessa da Square Enix, e felizmente, vimos ser cumpridas. Stealth? RPG? Ação? De qual forma quer abordar a missão? A escolha é sua; Na mesma missão, você é capaz de escolher que caminho quer trilhar, se você quer matar os inimigos a base da bala, ou se pretende atacar o local sem matar ninguém, apenas deixando-os inconscientes, enfim, o leque é grande.

Isso quer dizer que você pode, ou invadir um local sem ser notado, pode conseguir autorização para fazer isso, ou pode matar geral e pegar a informação que quer, claro, tudo isso faz diferença no decorrer do jogo, mas a escolha é sua. E a qualquer momento da missão, se você simplesmente cansou de se esconder por ai, basta aparecer e descer bala. Muitas vezes, ser sorrateiro ou não é uma questão de facilidade ou paciencia, então, a sua decisão é a que vale.


Para os amantes de ficção cíentifica, Deus Ex é um prato gigantescamente cheio. Deus Ex se passa em 2027,  
onde há pessoas com biotecnologia, ou seja, muitas usam maquinas para se auto melhorar, porem, há também pessoas que repudiam totalmente essa ação. É ai que, depois de um ataque a Sarif Industries, entra Adam Jensen, que cuida da segurança do local;

Alem de lidar com todo aparato tecnologico externo, você lida também com o seu. Alem de ataques ferozes utilizando todo esse poderio, você pode se beneficiar de muitas coisas, aumento de resistencia, maior força nos braços, maior tempo de corrida, assim como melhoras lógicas e de visão, como poder destacar os inimigos, saber seu campo de visão, ou lhe possibilitar hackear computadores na qual você de forma padrão não é capaz de fazer.

Durante o jogo, você recebe os Praxis Kits, que são itens que lhe possibilitarão realizar esses upgrades, você os recebe completando objetivos, ou comprando... Cada Praxi deve ser usado com cautela, já que muitas vezes, tais melhoras podem te poupar tempo... É melhor dar uma volta pelo mapa para chegar num local ou simplesmente empilhar caixas para saltar por grandes grades? A escolha é sua.
As cidades do jogo, quando o assunto é tecnologia, também dão um espetaculo a parte. Temos certeza que quando você ver toda a estrutura de Xangai, uma cidade de 2 andares, você irá se impressionar pela frieza nos detalhes, e na beleza, particularmente falando. 


Criar um jogo excelente de um genero não é tarefa facil para muitas desenvolvedoras, criar um titulo excelente que mescla varios generos, pior ainda, então, temos que falar novamente sobre o bom trabalho feito pela Square Enix quanto a este quesito.

Independentemente da forma que você queira abordar a missão, qualquer dos modos que você escolha, você poderá completar, e completar bem. Ou seja, não temos um modo stealth, um modo action, ou um modo RPG capado, não todos são completos e você se satisfaz totalmente realizando uma missão em qualquer um deles. Os dialogos são bem feitos, a forma de se esconder e eliminar os inimigos também, enfim, não há um modo em prioridade, praticamente todas as missões lhe apresentam varios caminhos para realiza-la. 

Mais claro, tudo depende da sua conversa. Não é porque você pode tirar aquela informação de uma pessoa que você vai necessariamente consegui-la, muitas vezes é preciso agrada-la, suborna-la, ou simplesmente ser bom de papo, porem, se eles não cairem na sua conversa - ou no seu papo furado- você terá que buscar outros meios, ou de convencer a pessoa a falar, ou de conseguir realizar seu objetivo sem a ajuda dela.


Não há jogos perfeitos, e claro, Deus Ex: Human Revolution não seria exceção. Algo que evidentemente é ruim é a Inteligencia artificial do titulo. Muitas vezes, você vai se posicionar numa cobertura e, o inimigo passará do seu lado e não te notará, se tornando um alvo facil. Isso é algo relativamente ruim, já que, quem é fã de espionagem e curte a série Metal Gear Solid, sabe que se fazer uma excelente IA num jogo de espionagem é possivel e importantissimo para o titulo; Outro erro também é, que ao te detectarem, dependendo do ambiente, eles começarão a atirar, mesmo que você esteja sob cobertura, alguns inimigos insistirão em apenas atirar.

Há algo que deixará também você confuso, há muitos sistemas de segurança em muitas das instalações que você precisará invadir, na qual, há muitos ativadores de alarmes. O problema é que, se um inimigo te avistar, praticamente todos da area serão alertados, mesmo que eles não tenham nenhum tipo de visibilidade para você ou o inimigo abatido, sem que tenha havido qualquer comunicação do inimigo quanto a invasores. 

Algo que também faltou a desenvolvedora foi um certo capricho em certas coisas, como nos detalhes dos personagens que não são importantes no jogo - como alguns de certos objetivos segundarios - e também na movimentação deles e até de Adam. Alem da falta de detalhes dada ao rosto de alguns dos personagens, eles apresentam uma movimentação muito padrão, o que pode dar uma quebrada no clima fantastico e imersivo que o jogo te proporciona.

Um item que poderia ser alterado em Deus Ex é o conceito chefe; Durante o jogo, você enfrenta alguns chefes, que são personagens super bem equipados e muito fortes. Durante a campanha, você pode evoluir Adam de varias formas, mas, priorizando seu estilo de jogo. Quem prefere uma abordagem mais sorrateira, obviamente irá melhorar habilidades principalmente de descrição, afim de ser detectado com menos frequencia.

O grande problema disso é, se você opta por uma abordagem espiã, você pode ter certas dificuldades para ultrapassar os chefes, já que, você precisa apenas atirar neles, ou seja, não há nenhuma forma de obter vantagem em cima do inimigo, já que suas melhoras são para ser furtivo, e não para combate, ou seja, você poderá morrer muitas vezes até dominar o local onde você está, já que dependendo, seu personagem não terá preparo para aquela situação.



Mesmo com seus defeitos, Deus Ex apresenta uma bela experiencia e pode ser facilmente considerado um dos melhores titulos do ano, se não fosse alguns problemas que poderiam ser evitados - como falhas na IA e alguns detalhes de acabamento - poderia ser um titulo melhor ainda do que já é.

Hoje, não é tão frequente como antes um jogo que você possa jogar varias vezes, porem, Deus Ex: Human Revolution te apresenta isso, devido as muitas variações no enredo, alterando a história e fazendo do jogo um game diferente, dependendo das suas opções. Então, sim, Deus Ex vale a pena, principalmente para fãs de espionagem, ação, ou ambos, já que o jogo é bem servido de ambos os generos.

Finalizando, se você é fã de jogos com histórias elaboradas e uma boa jogabilidade, Deus Ex é uma parada garantida, e devido as melhoras de seu personagem, as escolhas e as ações que podem alterar o rumo da trama, Deus Ex é uma parada quase que obrigatória para todos jogadores que curtem um bom jogo de ação. 





   

Nenhum comentário:

Postar um comentário