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Analise: Metro 2033 - PC


Genero: FPS - Terror

Desenvolvedora: 4a Games


Distribuidor: THQ


O jogo não possue modo online


Tempo para vicio: 20 minutos


Lançamento: 16 de Março de 2010


Plataformas: PC/X360





Jogadores de FPS e fãs de terror devem gostar do game










Um Jogo baseado em livro... 

Hoje em dia é relativamente comum sairem jogos baseados em filmes, seriados, desenhos, como também o inverso. Infelizmente, essas adaptações tem famas ruins, já que raramente algum projeto desses da certo e agrada o publico. Porem, dessa vez, o jogo baseado no romance do autor russo Dmitry Glukhovsk, felizmente, Metro 2033 não foi um desastre como a maioria dos projetos acabam virando... Você irá conferir mais detalhes a seguir;

Metro 2033 te coloca na pele de Artyon, um personagem que viveu nos túneis de metro durante toda a sua vida. O mundo foi devastado e o unico lugar que encontraram para morar foi nos túneis e estações do Metro, onde os seres humanos podem se refugiar com mais segurança, e também não existe radiação como existe lá fora. Então, basicamente é ai onde você entra. Você é apresentado a um mundo fechado, empoeirado, onde há radiação e perigo e constante, essa maravilhosa sensação com certeza irá atrais a atenção de muitos jogadores, para que vá conferir o jogo... 

Infelizmente para o contexto da história, a guerra não envolve apenas criaturas lá de cima, existem varios grupos espalhados pelos túneis, muitos deles são independentes, outros são voltado para o comércio, porem, existem aqueles que querem levar vantagem e se posicionam bem e montam emboscadas pra matar outros seres humanos. É irônico, porem muito real do ser humano, já que mesmo com uma guerra na qual estamos quase a beira da extinção, o ser humano não deixa de lutar contra ele mesmo pra satisfazer suas vontades. 


APROVADO!
O que foi feito com maestria! 

Profundidade


Com certeza essa é a grande chave do sucesso do jogo, a profundidade. Ela cobre tudo no jogo, desde itens mais simplesmente como em itens mais complexos, então, quase todas as perfeições do jogo se adequam diretamente ou indiretamente neste quesito; 


Gráficos...


Com certeza um item que adiciona muita profundidade a qualquer game; Os Graficos de Metro 2033 são incrivelmente surpreendentes. Alem das texturas do jogo serem incrivelmente fantastica, outros itens que compõem o gráfico está presente e muito bem representado. Algo que chama atenção logo na inicialização do game é a textura dada ao logo da THQ, então, você começa a jogar e contempla lindas texturas, nas paredes, no chão, nas imagens de lugares conhecidos e turisticos antes da guerra... É com certeza um colirio para os olhos dos gamers. A maestria está presente em praticamente todos os pontos, dos mais simples aos mais complexos, como numa parede, no chão, como também em lugares mais complexos, como arrastar alguma coisa e poder ver as marcas dos riscos no local onde o objeto estava.


Por estar em um metro, o local costuma ser empoeirado, então, ao vagar pelos tuneis, você vai notar muita poeira no ar... Em locais onde existe vida mais frequente não, mas nos tuneis onde poucos tem coragem de ir? Ali a poeira é grande! Na superficie também não é diferente, alem da poeira, tem os residuos biológicos em todo o ar, o que muitas vezes obriga o jogador a usar uma mascara, na qual o protege da radiação. Então, ao ver seu personagem com uma respiração alterada, o melhor a se fazer é colocar a mascara... Mas tome cuidado, já que ela não durará anos e irá parar de funcionar... 


Excelente qualidade sonora... 


Toda grande obra precisa de efeitos reais também na parte sonora correto? E mais uma vez, Metro 2033 não faz feio aqui. O som do game - somado a um quarto fechado com som de qualidade - podem adicionar muito a profundidade do game, já que tudo no jogo colabora para isso. Principalmente quando você está dentro de um dos tuneis de Moscou, ouvir o barulho de inimigos chegando é realmente incrível. Muitas vezes o eco e o vento de enganam, você ouve o barulho e nada aparece... Ao virar as costas? Bem, não preciso contar o que acontece... Então, muita atenção nos túneis...

Sinta medo!

Mesmo que você não sinta medo, Metro 2033 com certeza adiciona o receio enquanto o jogador está jogando. Como foi dito, tudo colabora. Já que sempre você irá ouvir ruidos, coisas se movimentando, como também o barulho típicos que os inimigos tem, isso com certeza te deixará bem precavido. O jogador muitas vezes é acometido por algumas visões, como por exemplo com criaturas estranhas, ou com uma grande luz vinda de um lugar, personagens falando coisa com coisa, e em segundos depois, ninguém se lembra do que estava falando ou o que estava fazendo... Isso é comum e aparentemente muitos que enfrentam o escuro do Metro são acometidos por esse tipo de visão. Com certeza adiciona um pouco de suspense, já que o jogador fará a pergunta "o que é isso?"

Munição é sua proteção... ... E seu dinheiro!

É outra coisa que adiciona uma sensação anormal em muitos jogos... Muitas vezes, você vai se lembrar que está atirando dinheiro em seus inimigos, o que quer dizer que você deve saber apertar o gatilho. Você pode comprar armas, alguns explosivos e itens para o personagem usando munição antes da destruição global. Elas fazem bem mais dano... Existem claro as balas que os proprios sobreviventes fazem, mas são inferiores as mais antigas, e por conta disso, elas valem como dinheiro. Então, saber matar aqui é a chave da sua sobrevivência. As armas são das mais variadas, você utiliza pistolas simples, armas automáticas e shotguns.

Outras vezes você pode dar algumas balas em troca de algumas coisas. Por exemplo, numa missão, você tem uma missão e um garoto te da a proposta de dar a você a localização do homem em que você procura em troca de algumas balas. A escolha é sua, claro... Ele sempre vai estar nos arredores, então, se você não saber o que fazer e tiver umas balas, alguém poderá de ajudar.

REPROVADO
O que nos desapontou

Muitos loadings

O Loading... É um item velho que está presente desde os primórdios dos jogos... Pois é, muitas vezes você vai pensar "loading? De novo?". Mas é a realidade... Não que ela apareça a cada 5 minutos, não é nada disso, mas bem, existem formas melhoras de passar os loadings. Para nossa felicidade, os loadings são curtos, e enquanto ele está rolando, seu personagem lê comentários do seu diário, dizendo sobre sua vida ou sobre seus objetivos. Se você gosta de estar bem amparado na história e gostar de ter muitas informações, o loading termina antes que os comentários, mas ai é opção do jogador e não elimina o fato do "excesso" de loadings. 

Jogo lindo... Pena que pra quem pode, não pra quem quer... 

Pois é, como dito acima, Metro 2033 faz lindo nos gráficos, utiliza recursos que deixará nós até de queixo caido, mas infelizmente, são poucos jogadores que terão computadores robustos pra rodar o jogo com tudo que o jogo pode oferecer. Se você é um gamer que adora rodar o jogo com suas configurações maximas, se prepare e não se surpreenda, este jogo pode fazer sim que você compre um dispositivo novo para melhorar a performance, por que sim, ele é pesado... 

Porem, o jogo é muito bem programado, o que quer dizer que o que está descrito se aplique apenas se você querer rodar no máximo, se você não prioriza efeitos e não pode gastar, poderá também ter o jogo, mas o mesmo não poderá ser rodado com o máximo de detalhes possível e com tecnologia de ponta que o mesmo usa. Com certeza vale a pena, pois o jogo tem efeitos incríveis, mas ai é outra história... 

Pequenos bugs também acontecem, o mais frequente que pudemos analisar foi os personagens controlado pelo computador passar livremente dentro do seu personagem. Ao mesmo instante, se você for tentar repetir o feito, você já não consegue... Então, é um bug relacionado a IA do jogo, mas nada grave...

Infelizmente, o problema pequeno acima descrito é peixe pequeno para um problema comum... Muitas vezes ao encontar uma quantidade grande de inimigos, eles começam a se movimentar, e muitos passam perto de você, outros querem se posicionar atrás e querem passar do seu lado, outros até esbarram em você, tudo isso pra ficar na suas costas... Isso acaba sendo até grotesco, já que inimigo real não ia passar na sua frente, se expondo totalmente a você.

Resistencia dos inimigos...

Não são muitos os jogos que trazem essa caracterisca, mas são facilmente encontrados em alguns jogos, principalmente em novas franquias. O grande problema aqui é a resistência de alguns inimigos. Ela é sentida em muitos dos combates, quando você tem que desferir uma série de disparos contra o corpo do inimigo pra ele cair, e muitas vezes ele não cai. O problema fica mais agravante quando você está bem a frente no jogo, quando os inimigos dispoe de coletes e um pequeno capacete na cabeça... Na maioria dos casos, o inimigo consegue resistir a um tiro de escopeta de cano duplo. Você mira na região da cabeça e pinba, acerta dois tiros ao mesmo tempo e o que acontece? Só o capacete do inimigo cai e ele fica atordoado.

Em circunstancias comuns , o inimigo teria que cair lindo no chão, já que um tiro de escopeta de perto é fatal, principalmente se for uma escopeta de cano duplo, tendo ambas as balas sendo disparadas ao mesmo tempo.

Afinal, vale a pena?

Muito se foi falado e prometido, e com certeza muito disso não foi em vão. O jogo realmente merece o que lhe foi falado e com certeza agradará jogadores de FPS e até os que adoram um terror mas não gostam tanto de FPS. Agora se você tem queda para ambos, é um jogo que com certeza valerá a pena, tanto para jogadores de PC, tanto para jogadores do XBOX360, que mesmo tendo menos recursos gráficos, continua fazendo muito bonito. O jogo está mais que recomendado, jogo que deve estar nas prateleiras de muitos jogadores... 













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