Call of Duty: Black Ops

Treyarch faz bonito, mas não consegue inovar

Call of Duty: Black Ops Analise: Call of Duty: Black Ops

FIFA 11

Muita comparação e pouca superação

Analise: FIFA 11 Analise: FIFA 11

Need for Speed: Hot Pursuit

Need For Speed: Hot Pursuit praticamente repete o jogo, mas não o sucesso

Analise: Need for Speed: Hot Pursuit Titulo da Imagem

Analise: Pro Evolution Soccer 2010





Genero: Esporte/Futebol

Desenvolvedor: Konami

Distribuidor: Konami

O jogo possui um modo multi-player

Tempo para aprendizagem: 15 minutos

Lançamento:22 de outrubro de 2009

Plataformas: Multi [PC-X360-PS3]






O jogo possui tantos problemas que pode desinteressar quem poderia adorar o titulo







Estrondoso demais, mas decepcionaste.... 

Pro Evoluction Soccer, Winning Eleven ou simplesmente PES, chega finalmente, em sua nova versão e mais recente. PES é uma franquia antiga para os amantes de futebol, a mesma é fabricada pela Konami, na qual já é velha de guerra, já que como os jogadores a longa dava deve saber, já produzia jogos como "International Super Star Soccer" e "Ronaldinho Soccer 97", ambos para o Super Nintendo. 

Obviamente se formos fazer uma analise bem rasa, a evolução na jogabilidade, na realidade, no jogo como um todo claramente veremos cada passo de sua evolução até hoje, na versão 2010. Porem, desde 2008 a Konami teve que se preocupar não apenas com sua evolução, e sim, a evolução de seu concorrente que até então nunca havia o incomodado, nada menos que FIFA. Infelizmente, PES2010 não conseguiu dar tantos saltos perfeitos como FIFA, tendo muitos problemas e itens que deixarão o jogador completamente irritado, itens que veremos a seguir



Graficos...

Graficamente falando, PES2010 faz bonito frente a seu concorrente. Jogadores reais e bem detalhados constam aqui, assim como uma torcida melhor desenhada - mesmo perdendo neste quesito para FIFA - o jogo evoluiu bastante neste setor, é um dos fatores que a Konami faz questão de evoluir em seus jogos. O jogo também tenta fazer com que o jogador se sinta em campo, já que você pode observar o Juiz e os bandeirinhas e observar o que eles vão fazer antes do juiz apitar, como num impedimento, que você vê o bandeirinha levantando a bandeira, e segundos depois, vê o juiz parando o jogo assinalando o impedimento. 

Jogabilidade facil

Pra jogadores iniciantes no genero, PES é bem simples quanto a jogabilidade, sendo relativamente simples iniciar em niveis inferiores e ir aumentando a dificuldade em pouco tempo. Você também não precisa se preocupar com muitas coisas, se atentando a barra de cançasso fisico a curto e longo prazo, você é capaz de resolver a maioria dos problemas do seu time, então, se você fazer um rodizio entre os 23 jogadores, independente dos modos, você não terá problemas quanto aos jogadores, nem em questão fisica, nem em questão emocional - visto na liga master - . O jogo não possui muitos dribles e jogadas gingadas, o que facilita a vida do iniciante, atrapalha muito a vida daquele jogador que adora uma firula, mas ai é outra história. 

Jogo desafiador até...

PES2010 se mostra ser um grande jogo para iniciantes. Assim que você inicia, mesmo no controle de um time grande, existe toda aquela emoção ao enfrentar seu rival, já que você sabe que o jogo será dificil, porem, ao desenvolver sua habilidade, essa emoção some, já que o level mais dificil de PES2010 é facil demais pra quem jogar pra valer. 




Jogabilidade

Encontrar problemas em PES2010 é mais facil do que encontrar pontos positivos. O jogo é infestado de problemas e nem se pode comparar com seu maior rival. A jogabilidade apesar de como dito, ser bem simples para os novatos, fazem o terror dos mais veteranos. O grande problema é que PES2010 deixa claro que você está jogando um game, ao contrario de FIFA, que faz seu jogo parecer real. A jogabilidade aqui é rapida, muitas vezes imprecisa e imperfeita, tudo depende... Em alguns jogos tudo vai ser mais facil, e em outros tudo vai ser mais dificil, mesmo o jogador estando descansado e fazendo os lances comuns. Não ache raro em alguns momentos você desferir um certo comando adiantado para uma jogada mais rapida e o jogador simplesmente ignorar tudo e fazer do jeito dele, pois é, isso acontece.

Arbitragem...

Há... A arbitragem... É um dos pontos que mais deploraveis de PES2010. A mesma, faz questão de não ser indiferente como deveria ser, de muitas formas, o jogo reage de formas diferentes quando o proprio computador está com a bola e quando você está com a bola... Infelizmente, não é impressão sua, aqui, o juiz sim, age de forma duvidosa... Antes de mais nada, vamos a dois lances criado durante a analise:


Como você pode ver, o jogador foi claramente derrubado, porem, o juiz simplesmente não marcou nenhuma falta e o jogo correu normalmente - vale somar que o jogador saiu de campo contundido - e nada foi marcado, agora, vejamos o seguinte lance:


Como você pode ver, é claramente notavel que o jogador também sofreu uma infração e merecia ser punido, porem, neste caso, o mesmo foi punido, e como infração maxima, sendo expulso de campo. Claramente ambos foram faltas, porem, no primeiro video, nós que sofremos a falta não marcada, e no segundo, nós que a executamos e fomos expulsos. Infelizmente, isso não é algo raro, e fica mais notavel dependendo do time em questão e do estilo de jogo. 

Indiferentemente da marcação do arbitro, PES2010 é um jogo bem violento para os padrões até aqui descritos, então, o jogo possui muitas jogadas de perigo, como carrinhos, então, esteja ciente que não vai ser nada incomum se na maioria dos lances que a zaga adversaria tomar a bola de você, seu jogador esteja caido com o fim da jogada.

Jogabilidade péssima para experientes...

PES2010 veio para mostrar o que muitas empresas que pretendem aderir ao estilo não devem fazer. Alem do jogo normalmente ser "seco" - não dispor de muitos dribles e chutes estilosos - o jogo tropeça na jogabilidade como um todo. Após algumas temporadas e você ter um time bom e querer desfrutar de leveis mais desafiadores, irá encontrar itens massantes por aqui. Nada de dribles desconcertastes? Nada de chutes arrojados? Bem, não é bem assim. Alguns dribles assim como chutes "diferentes" dependem do jogador, porem, acredite, você não vai querer os ter. 

Por que? Falando principalmente da parte do chute, é simplesmente inviavel adicionar esse recurso a um jogador - apesar que muitos tem por padrão - se você adora personalizar seu time, ou criar um, faça o maximo pra evitar esse tipo de "add-on" em seus jogadores. Por que? Você está jogando e está vencendo de 3x0 e estamos no segundo tempo, você cruza uma bola rasteira, vai lá o Messi e bate de letra na bola e faz o gol... Lindo, você vai comemorar e até guardar o gol para mostrar para amigos... Porem, você agora está empatando um jogo de volta, 40 minutos do segundo tempo, e você precisa de um gol pra passar pra proxima fase... Vai lá, dribla a zaga e cruza pro Messi e simplesmente enche o pé pra ele pegar de primeira e descer uma bomba, o nosso querido jogador vai lá e bate de letra, ficando facil pro goleiro...

Infelizmente situações dessas ocorrem e ocorrem muito. Durante a analise - uma das maiores, já que durou mais de 8 meses - tivemos que lidar com muitos embaraços desses. Então, é simplesmente lamentavel o jogador não ter nem essa visão de jogo, na qual torna-o mais sério quando esta perdendo... Há, a visão de jogo, o que falar dela?

Visão de jogo? Sim... E não!

A visão de jogo é algo que deixará jogadores principalmente do rumo ao estrelato furiosos. Contra-ataques aqui são quase inuteis, já que seu time é muito lerdo pra tocarem a bola pra você - contando que você seja sempre o primeiro homem do ataque - então, não adianta socar o botão de pedido de bola, em um contra-ataque rapido, eles vão tabelar com velocidades que você não vê normalmente, é uma pena que seja pra trás. Por algum motivo que não descobrimos, os contra-ataques são os momentos mais tensos para o jogador, por que ele fica numa posição fenomenal sem zagueiros e com frente limpa, e ao socar o botão para pedir a bola, vê o companheiro" da intermediaria recuar a bola pro goleiro dar um chutão enquanto você desesperado desmarcado pedindo a bola, sim, isso acontece!

Falta de visões assim não acontecem com a zaga do adversario. Muito pelo contrario, muitas vezes você planeja fazer um movimento pra surpeender o zagueiro e é você quem é surpreendido, já que o zagueiro te pega no pulo quando se posiciona justamente no local que você iria armar a jogada que você ainda não começou a fazer. É obvio que PES2010 não tem um leitor de mentes, mas é engraçado que a zaga teve visão de jogo suficiente pra bloquear sua possibilidade de avanço, e seu ataque prefere recuar ou tocar pra um atacante marcado enquanto você está irritadissimo vendo o time perder uma chance clara de gol. 

Você é especial

Depois de meses de analise, concluirmos: Você é especial. Mais uma vez, isso pode ser analisado com mais precisão no modo Rumo ao Estrelato, que você controla apenas um jogador. Como você controla apenas um, você é capaz de ver como o adversario reage quando seu companheiro de equipe está com a bola. Normalmente, vem um jogador para marcação individual e um fica por fora acompanhando a jogada, se o jogador for habilidoso, ele simplesmente vai cruzar a bola na area ou tocar pra alguém com tranquilidade até. Agora, você na mesma circunstancia não tem toda essa vantagem. 
Ao tocar na bola, verá uma mobilização adversaria pra parar sua jogada. Não é incomum 4 jogadores estarem te marcando, 3 na ativa e um na sobra. Entao meu amigo, tocou na bola? Corre, por que todo mundo desesperadamente vai tentar pega-la de você. A marcação em cima de você é quase inexistente, até o momento em que você pega na bola, claro. Pra ajudar ainda mais, alguns zagueiros tecnicamente ruins conseguem alcançar jogadores incrivelmentes bons, mesmo que ele esteja mais longe que você. Então, saiba de um fato: Aqui, a zaga sempre levará vantagem. 

Então, quando estiver com a bola, se prepare, por que você, ou o craque do seu time - numa liga master - por que a temporada de caça estará aberta, e muitas vezes, eles não sossegam enquanto não te derrubarem para parar o lance.

Mais problemas...

Não, os problemas não se resumem ao acima colocado, existem outros... Outro grande problema de PES2010 está na falta de emoção. Alem da torcida ser morta, o narrador também não ajuda. Devemos mencionar que comentam até bem as jogadas, mas quando o assunto é gol? Não há emoção nenhuma. Não tem a vibração da torcida, nem o famoso grito de "GOOOOOOOOOOL" que vemos em narrações de jogos, nada disso. Somando-se ao fato da jogabilidade ser rapida, tudo colabora pra deixar claro na sua mente: Você está jogando um game. 

O que contradiz a proposta da industria do entretenimento, que hoje possuem histórias elaboradas, efeitos reais, movimentos reais, imagem 3D, aumentando a realidade para fazer cada vez mais o jogador achar que está vivendo aquilo e não jogando. Infelizmente a inteligencia artificial também não ajuda, o goleiro sempre apronta das suas e algumas vezes, você passa na frente do zagueiro adversario e ele só vai começar a te perseguir segundos depois, quando já está fora da jogada. 


Mas ai, vale a pena?

Vai depender de um fator apenas: Onde você pode jogar

Se você for um gamer adorador de futebol e tiver um PC, PES2010 vai ser sua unica opção atual, já que a versão para PC de FIFA 2010 é diferente da versão de consoles. Agora, se você é um jogador que possui um console, esqueça PES, FIFA fará muito melhor, trazendo os mesmos modos de jogo porem, incrivelmente superiores ao PES2010.


 


5 comentários:

  1. Sempre joguei o PES e não concordo com muitas coisas que opnaram nesse post, pelo jeito que vc fala do futebol não parece ser um cara experiente nesse estilo de game, acho que seu estilo é mais para jogo de ação.

    ResponderExcluir
  2. Nessa você errou =D
     
    Jogo isso desde Ronaldinho Soccer 97, pra Super Nintenho... São 13 anos, posso dizer que entendo um pouco do genero =D

    ResponderExcluir
  3. concordo com praticamente tudo que foi escrito aqui... mew, eu passo muita raiva aqui jogando o rumo ao estrelato... e olha q sempre joguei e curti o PES
    sabe me dizer se no fifa tem um modo de jogo no estilo do rumo ao estrelato?

    ResponderExcluir
  4. ah outra coisa... vc sabe como faz para pedir bola longa no rumo ao estrelato, pq eu vejo a maquina pedindo, ja que o jogador estica o braço pra frente d vez d estica pra cima.

    ResponderExcluir
  5. Análise muito boa e imparcial. Realmente, não é estranho um jogador da "máquina" de aceleração/velocidade max. 75/75 acompanhar ( e até ultrapassar ) um jogador seu 98/98 estando numa distancia de 45m!!

    ResponderExcluir